Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Ex-veterano do ANC anuncia nova formação política na África do Sul

O ex-veterano do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder), Carl Niehaus, que foi expulso do partido em dezembro, anunciou hoje a criação de uma organização política para os que se sentem "traídos" pelo antigo movimento de libertação sul-africano.

Ex-veterano do ANC anuncia nova formação política na África do Sul
Notícias ao Minuto

20:29 - 02/01/23 por Lusa

Mundo África do Sul

O antigo porta-voz do ANC governante e do ex-presidente Nelson Mandela, que é um defensor do ex-presidente Jacob Zuma, referiu à imprensa local que o novo movimento político pretende trabalhar de forma "ampla" pela "plena libertação" do povo sul-africano, sem avançar detalhes.

"Isso também funcionará para a libertação daqueles muitos camaradas no Congresso Nacional Africano que foram traídos por um grupo capitalista vendido, desonesto, agente do capital monopolista branco", declarou Niehaus, citado pela imprensa sul-africana.

"O nosso convite a todos eles é que se juntem a nós numa re-dedicação e compromisso com a libertação plena", avançou.

Niehaus, que foi membro do ANC governante durante mais de 40 anos, sublinhou que o atual partido no poder desde 1994 na África do Sul deixou de representar a maioria negra no país.

Carl Niehaus, que foi expulso semanas antes do congresso nacional do partido no poder em dezembro, havia já sido suspenso do ANC no início do ano passado por desrespeitar uma diretiva do partido para a dissolução da Associação de Militares Veteranos do uMkhonto we Sizwe (MKMVA, na sigla em inglês), da qual era porta-voz, e de criticar publicamente a liderança do atual Presidente, Cyril Ramaphosa, que é também presidente do partido.

Leia Também: Sobe para 34 número de mortos em explosão de camião na África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório