Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

EUA. Cerca de 300 migrantes chegam à Flórida durante o Ano Novo

O estado norte-americano é um dos principais pontos de entrada de refugiados vindos da América Latina, especialmente das Caraíbas.

EUA. Cerca de 300 migrantes chegam à Flórida durante o Ano Novo
Notícias ao Minuto

16:29 - 02/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Migrantes

Cerca de 300 migrante provenientes de países da América Latina desembarcaram em regiões remotas do estado norte-americano da Flórida, numa série de travessias que decorreram ao longo do fim de semana do Ano Novo.

Segundo conta a Associated Press, citando as autoridades locais, os migrantes desembarcaram numa série de ilhas desabitadas ao largo do sul da Flórida, na extremidade do território continental norte-americano.

As ilhas são conhecidas como Florida Keys e fazem parte do Parque Nacional Dry Tortugas. Através do Twitter, o parque contou que as instalações fossem encerradas para que as autoridades pudessem avaliar as pessoas, antes de as deslocarem.

"O encerramento, que é esperado durante vários dias, é necessário para a segurança dos visitantes e do staff, devido aos recursos e ao espaço necessários para acomodar os migrantes", disse o parque.

A Associated Press acrescenta, citando a autoridade fronteiriça norte-americana, que pelo menos 88 das pessoas partiram de Cuba.

A Flórida é um dos principais pontos de entrada para refugiados provenientes das Caraíbas, especialmente de países como o Haiti e a República Dominicana. No entanto, a liderança conservadora e populista de Ron DeSantis, um dos hipotéticos candidatos à Casa Branca, têm levado à adoção de medidas mais agressivas para impedir a entrada de migrantes no território.

Em junho, o governador republicano usou dinheiros públicos para colocar refugiados em voos e encaminhá-los para estados liderados por democratas, uma medida entretanto copiada pelo estado do Texas como forma de retaliar contra os pedidos da esquerda para que o país não pare de acolher pessoas. As deslocações forçadas de migrantes foram altamente condenadas por organizações de direitos humanos.

Leia Também: Mais de 45 mil migrantes atravessaram ilegalmente Canal da Mancha em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório