Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Natureza com 13 novos 'grou sarus'. Estavam quase extintos na Tailândia

As aves, criadas em cativeiro, foram libertadas numa reserva natural, num último esforço para preservar e aumentar a espécie, que quase desapareceu do país há cerca de 50 anos.

Natureza com 13 novos 'grou sarus'. Estavam quase extintos na Tailândia
Notícias ao Minuto

15:09 - 30/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tailândia

Na Tailândia, 13 'grou sarus orientais' - uma espécie de aves mais conhecida como 'grou tailandeses' -, criados em cativeiro, foram soltos no dia de Natal num reserva natural, num último esforço para aumentar a espécie quase extinta no país.

As aves quase desapareceram do país há cerca de 50 anos e tinham sido vistas pela última vez na natureza em 1968.

No sentido de preservar e aumentar a espécie, o governo tailandês, em colaboração com o jardim zoológico Nakhon Ratchasima e as Nações Unidas, reintroduziram, em 2011, um programa que usa aves doadas pelo Camboja.

Os 'grou sarus' são classificados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas como "vulneráveis", e contam apenas com cerca de 15 mil aves na natureza. O instituto acredita que as subespécies tailandesas foram desaparecendo dos pântanos selvagens da Tailândia.

No entanto, desde 2011, com a reintrodução do programa, mais de 150 aves foram criadas em cativeiro - onde podem crescer até 1,8 metros e pesar quase sete quilos - foram soltas no reserva natural Huai Chorakhe Maka, na província de Buriram. "É o único local onde os grous tailandeses conseguem viver e reproduzir-se por conta própria", disse o governador regional Chaiwat Chuntirapong, citado pela agência France Press.

Foram transportadas em grandes caixas especialmente adaptadas do Centro de Conservação de Pantanal e Sarus Oriental, onde foram criadas, até serem libertadas na natureza.

Leia Também: Pelo menos seis mortos e 15 feridos em ataques no Paquistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório