A Polícia Federal do Brasil iniciou, esta quinta-feira, uma operação para investigar os atos antidemocráticos que decorreram nas últimas semanas em Brasília - onde, daqui a três dias Luiz Inácio lula da Silva tomará posse como novo presidente.
Para além de o presidente do Supremo Tribunal Federal ter determinado a suspensão de porte de armas no local até segunda-feira, 2 de janeiro, por forma a evitar distúrbios, foi ele também o responsável pelo 'ok' desta operação. No total, foram emitidos, de acordo com a Globo, 32 mandados, incluindo 11 ordens de prisão, que ainda estão em cumprimento, além de buscas, no Distrito Federal e outros sete estados.
De acordo acordo com a publicação brasileira, no âmbito da 'Operação Nero' já foram detidas, pelo menos, quatro pessoas, entre as quais, Átila Reginaldo Franco de Melo, suspeito de participar na tentativa de invasão à sede da Polícia Federal, a 12 de dezembro, e de praticar outros crimes, entre os quais incêndios em veículos. Para além de publicar mensagens de ódio nas redes sociais contra o futuro presidente do Brasil e também contra o responsável por esta operação, Alexandre de Moraes, de acordo com a Metróples.
Após a detenção, a esposa de Átila de Melo, de 41 anos, publicou um vídeo no qual questiona o ainda presidente do país onde ele está, e sublinha que o marido foi detido a lutar por uma causa. Nas imagens, a mulher regista o momento em que o marido está a ser levado, dizendo que desconhece por que razão ele está a ser preso, no Rio de Janeiro.
"O Xandão veio atrás de nós", nota ainda, referindo-se a Alexandre de Moraes. Num outo vídeo, gravado num momento posterior, a mulher mostra-se mais aflita, e questiona diretamente o ainda chefe de Estado. "Onde estás, Bolsonaro? Posiciona-te. O teu povo está a perecer, a ser perseguido, a ser detido por lutar pela causa do Brasil", grita.
A mulher, identificada como Carina Gomes do Amaral, questiona ainda onde está a "caneta de Bolsonaro", referência a atos de austeridade. "Meu marido foi preso igual a bandido, e bandido ele não é. Ele é patriota", refere, pedindo ajuda. "O que seremos nós na mão deste cobarde Xandão. Ele é bolsonarita e está lutando pela causa do Brasil", remata.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Lula no poder e guerra vão acelerar acordo Mercosul/UE, diz investigador