Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 27º

UE elogia líderes sérvios e kosovares por levantamento de bloqueios

O alto-representante para a Política Externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, saudou o facto de a diplomacia ter permitido "reduzir as tensões" no Kosovo, salientando a "liderança responsável" dos líderes dos dois países.

UE elogia líderes sérvios e kosovares por levantamento de bloqueios
Notícias ao Minuto

17:38 - 29/12/22 por Lusa

Mundo Diplomacia

"A violência não pode ser uma solução", disse Borrell, que pediu mais empenho para alcançar "progressos urgentes" no diálogo, no qual a UE atua como mediadora, agradecendo a contribuição dos Estados Unidos e da NATO.

Na noite de quarta-feira, o Presidente sérvio, Aleksander Vucic anunciou a remoção das barricadas instaladas na parte norte do Kosovo, desde 10 de dezembro, quando as tensões aumentaram, devido à possibilidade de entrada em vigor de um novo regulamento de matrículas de veículos.

Hoje, a polícia kosovar reportou o incêndio de várias viaturas numa dessas barricadas, na zona de Mitrovica, que as autoridades locais dizem não ter provocado ferimentos.

Perante este novo cenário, Vucic ordenou a redução do nível de alerta das Forças Armadas, que estavam prontas para o combate desde segunda-feira, depois de terem sido tomadas medidas para reduzir as tensões na zona norte da Sérvia.

A principal passagem de fronteira entre a Sérvia e o Kosovo ficou assim reaberta, marcando uma diminuição nas tensões, após pedidos de calma por parte dos países ocidentais, perante uma das piores crises dos últimos anos na região.

O desmantelamento de bloqueios também começou em outros locais e deve ser concluído na noite de hoje, de acordo com as autoridades sérvias.

Leia Também: Presidente da Sérvia levanta alerta máximo das forças armadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório