Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Bento XVI está "muito doente". Papa Francisco pede "oração especial"

Antigo sumo pontífice tem 95 anos.

Bento XVI está "muito doente". Papa Francisco pede "oração especial"

O Papa Francisco revelou, esta quarta-feira, que o seu antecessor, Papa Bento XVI, está “muito doente” e pediu aos fiéis uma “oração especial”.

“Gostaria de pedir a todos vós uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que, em silêncio, está a sustentar a Igreja. Recordemo-lo. Está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e ajude, neste testemunho de amor à Igreja, até ao fim”, afirmou Francisco no final da audiência geral desta quarta-feira, no Auditório Paulo VI.

Sublinhe-se que Bento XVI, conhecido como Joseph Ratzinger antes de se tornar Papa, tornou-se, em 2013, o primeiro Papa a demitir-se em cerca de 600 anos. Desde então, o antigo sumo pontífice, de 95 anos, tem vivido no Vaticano.

Na altura do anúncio da renúncia, o Papa explicou que não se sentia em condições para responder aos desafios de um mundo em rápida mudança.

Ratzinger foi o primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos, a 19 de abril de 2005.  A 13 de março de 2013, duas semanas após a renúncia do papa teólogo, a Igreja Católica elegeu Francisco, primeiro papa do hemisfério sul.

De acordo com o seu biógrafo, Peter Seewald, que visitou o Papa emérito em agosto de 2020 para lhe entregar a sua biografia, Ratzinger estava racional e mantinha a sua memória, mas a voz já estava praticamente impercetível.

O testamento de Bento XVI já está escrito e será tornado público após sua morte, acrescentou.

Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro. João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.

[Notícia atualizada às 10h50]

Leia Também: Papa telefona a marido de grávida que morreu a dar à luz gémeos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório