Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Kyiv diz que negociações são uma "armadilha" para Rússia ganhar tempo

Conselheiro de Zelensky afirma que a guerra "correu terrivelmente mal" para a Rússia, que precisa agora de "mais tempo para se reagrupar e reconstruir as tropas".

Kyiv diz que negociações são uma "armadilha" para Rússia ganhar tempo
Notícias ao Minuto

12:08 - 27/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Alexander Rodnyansky, conselheiro económico do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou, esta terça-feira, o Kremlin de querer ganhar tempo com declarações sobre negociações de paz.

“O Blitzkrieg correu terrivelmente mal para eles [russos] e eles sabem disso, pelo que precisam de mais tempo para se reagruparem e reconstruírem as suas tropas”, disse o responsável à CNN Internacional, referindo-se ao tema utilizado para descrever uma “guerra-relâmpago”.

O conselheiro presidencial acrescentou ainda que a Rússia estava a tentar evitar o envio de mais ajuda militar para a Ucrânia e instou o Ocidente a “não cair na armadilha”.

No domingo, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia está pronta para negociar com todas as partes envolvidas no conflito, mas que a Ucrânia e os seus apoiantes do Ocidente se recusam a fazê-lo.

“Estamos prontos para negociar com todos os envolvidos [na guerra na Ucrânia] sobre soluções aceitáveis, mas isso é com eles - não somos nós que recusamos as negociações, são eles”, acusou. 

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e mais de dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: "Exército resolverá problema" se Kyiv recusar exigências russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório