Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pagavam para contar comboios: Descoberto esquema de fraude na Índia

Algumas das vítimas tiveram de pagar quase 30 mil euros pelo alegado treino.

Pagavam para contar comboios: Descoberto esquema de fraude na Índia
Notícias ao Minuto

22:11 - 26/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

Quase 30 homens foram vítimas de um esquema de fraude em Nova Deli, capital da Índia, que consistia em colocar as pessoas a, essencialmente, pagar para contar comboios a partir de uma plataforma.

As denúncias chegaram em novembro às autoridades indianas quando um homem, antigo oficial do exército, confessou à polícia que colocou 28 homens inadvertidamente em contacto com uma pessoa fraudulenta.

Segundo conta a BBC, as vítimas tiveram de pagar entre 200 mil a 2,4 milhões de rupias (entre 2.200 euros e 27 mil euros) para o período de 'treino', com a promessa de que seriam mais tarde contratados para serem revisores ou assistentes de tráfego ferroviário, sendo que os caminhos de ferro da Índia são os maiores empregadores do país, que tem o quarto maior sistema ferroviário do mundo.

O trabalho consista em colocar os homens de pé, durante oito horas por dia, nas várias plataformas da principal estação de Nova Deli, obrigando-os a contar todos os comboios que passassem pelo local O esquema durou um mês e as notícias sobre o caso passaram para a imprensa na semana passada.

O antigo oficial do exército que colocou os trabalhadores em contacto com o esquema, denominado Subbuswamy, contou à agência de notícias indiana Press Trust of India (PTI) que procurou ajudar os homens "sem qualquer interesse monetário". Subbuswamy, natural do distrito de Tamil Nadu Virudhunagar, explicou que a pessoa acusada de fraude garantiu ter conexões com deputados e ministros, e até chegou a organizar a realização de exames médicos às vítimas, mas, passado um tempo, deixou de responder às tentativas de comunicação.

Alguns dos homens afetados contaram ao jornal The Indian Express que chegaram a pedir dinheiro emprestado para pagar o alegado "treino". O caso está a tornar-se mais um espelho das dificuldades laborais que milhões de jovens enfrentam na Índia, onde se multiplicam as fraudes relacionadas com empregos falsos que aproveitam este desespero.

A BBC acrescenta que, em março de 2021, foram detidos dois homens na cidade de Hyderabad por acusações de que terão enganado cerca de 100 pessoas para trabalhar nos caminhos de ferro.

Leia Também: Dois sócios do fundador da plataforma FTX declaram-se culpados de fraude

Recomendados para si

;
Campo obrigatório