Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades em Jackson pedem à população para ferver água para beber

A cidade norte-americano está a enfrentar problemas no fornecimento de água potável e as temperaturas baixas não estão a ajudar.

Autoridades em Jackson pedem à população para ferver água para beber
Notícias ao Minuto

17:12 - 26/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

As autoridades de Jackson, no estado do Mississípi, voltaram a pedir à população para ferverem a água da torneira antes de a beberam, devido ao impacto das temperaturas gélidas no fornecimento de água na região.

O aviso das autoridades surgiu no domingo, em pleno dia de Natal, e é a segunda vez que a cidade passa por problemas na água potável no espaço de poucos meses.

Em agosto, as fortes cheias que se fizeram sentir no Mississippi provocaram danos nas duas frágeis centrais de tratamento de águas, causando um colapso no fornecimento para a capital estatal, onde moram mais de 150 mil pessoas. Os problemas obrigaram os habitantes a formar longas filas para recolher água para beber, para banhar, para cozinhar e mesmo para os autoclismos.

Desta vez, as temperaturas negativas que têm atravessado os Estados Unidos, e que provocaram graves constrangimentos em todo o país ao longo do fim de semana, criaram danos nos canos da cidade.

"Por favor, verifiquem nas vossas empresas por canos partidos e fugas, já que estes acrescem imenso aos problemas existentes", disse a autarquia de Jackson, num comunicado citado pela Associated Press, admitindo que "o timing é terrível".

Além disso, a cidade assume que a pressão da água fornecida tem sido "flutuante", e a Associated Press deu conta de várias casas em que os habitantes se queixam de fraca pressão ou, por vezes, de pressão inexistente.

A cidade acrescentou que as falhas estão a ser reparadas, mas não avançou com um espaço temporal para a retoma do fornecimento normal de água,

Este fim de semana, e depois de uma semana de neve intensa, cheias e tempestades por todo o país, os Estados Unidos assistiram à chegada da tempestade Elliot, que matou pelo menos 48 pessoas (a maioria na zona noroeste do território).

Leia Também: Depois de susto sanitário, população de Houston pode parar de ferver água

Recomendados para si

;
Campo obrigatório