Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Navalny acusa autoridades de utilizar prisão para deteriorar a sua saúde

O opositor russo Alexei Navalny queixa-se de dores de costas resultantes do confinamento solitário a que tem sido, alegadamente, sujeito pelas autoridades russas durante a sua prisão.

Navalny acusa autoridades de utilizar prisão para deteriorar a sua saúde
Notícias ao Minuto

15:48 - 26/12/22 por José Miguel Pires

Mundo Rússia

Alexei Navalny, um dos mais conhecidos opositores ao regime de Vladimir Putin, que está a cumprir uma sentença de 11 anos e meio por, entre outras acusações, fraude, queixou-se nesta segunda-feira de dores de costas que têm resultado da aplicação de confinamento solitário pelas autoridades russas, naquilo que acusa ser uma estratégia para piorar deliberadamente o seu estado de saúde.

"Tenho um problema na coluna. Está claro o que se deve fazer para piorar o problema: manter-me o mais imóvel possível", acusou Navalny no Twitter, onde dispara: "Vejam como o sistema funciona quando não tens permissão para bater numa pessoa, mas os teus chefes ordenam-te que a magoes."

"Se trancam uma pessoa numa cela de punição, onde pode ficar de pé ou sentada num banquinho de ferro durante 16 horas por dia, depois de um mês nessas condições, mesmo uma pessoa saudável terá, sem dúvida, dores nas costas. Passei os últimos 3 meses assim. Naturalmente, as minhas costas doem muito", queixou-se o opositor de 46 anos, que em 2020 teve de ser tratado por um alegado envenenamento durante uma viagem à Sibéria.

Navalny foi detido pelas autoridades russas em janeiro de 2021 e encontra-se a cumprir uma pena de prisão de 11 anos e meio numa prisão de segurança máxima a 250 quilómetros de Moscovo. Fraude, desrespeito ao tribunal e violações da liberdade condicional são as acusações do Kremlin, mas Navalny e os seus aliados ocidentais negam as mesmas, acusando uma prisão arbitrária para calar um dos mais proeminentes opositores do regime de Vladimir Putin.

Leia Também: Navalny afirma que líder do Grupo Wagner esteve a recrutar em prisões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório