Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Drones norte-coreanos violam espaço aéreo da Coreia do Sul

Exército sul-coreano enviou aviões de combate e helicópteros para abater os supostos drones.

Drones norte-coreanos violam espaço aéreo da Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

08:32 - 26/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Pyongyang

O Governo da Coreia do Sul declarou hoje que disparou tiros de advertência depois de 'drones' [aparelhos aéreos não tripulados] da Coreia do Norte terem violado o espaço aéreo sul-coreano.

Vários drones norte-coreanos cruzaram esta segunda-feira a fronteira com a Coreia do Sul e forçaram ao envio de aviões de combate e helicópteros para os abater, de acordo com o exército sul-coreano.

Segundo um representante do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, citado pela agência Yonhap, desde as 10h25 hora local (1h25 em Lisboa), vários destes "objetos" foram identificados em zonas fronteiriças da província de Gyeonggi, que envolve Seul.

Os militares da Coreia do Sul transmitiram alertas e dispararam tiros de advertência antes de lançar caças e helicópteros de ataque para abater os 'drones' norte-coreanos, disse o Ministério da Defesa sul-coreano.

As autoridades sul-coreanas não informaram se os 'drones' foram abatidos.

De acordo com um funcionário do Ministério da Defesa, uma aeronave de ataque leve sul-coreana KA-1 caiu pouco depois de partir da base aérea de Wonju para combater estes drones.

Os dois pilotos foram levados para o hospital.

É a primeira vez que 'drones' norte-coreanos entram no espaço aéreo sul-coreano desde 2017, quando um suposto aparelho não tripulado foi encontrado caído na Coreia do Sul. Nesta ocasião, os militares sul-coreanos disseram que o drone fotografou um sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos na Coreia do Sul.

A Coreia do Norte já havia divulgado o seu programa de 'drones' e autoridades sul-coreanas afirmaram que os norte-coreanos teriam cerca de 300 destes aparelhos.

Em 2014, vários 'drones' norte-coreanos suspeitos foram encontrados ao sul da fronteira. Especialistas disseram que estes eram de baixa tecnologia, mas poderiam ser considerados uma ameaça potencial à segurança.

Na sexta-feira, a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção às suas águas orientais, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. O lançamento foi visto como um protesto contra os exercícios aéreos conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Este ano, a Coreia do Norte realizou um número sem precedentes de testes de mísseis. Recentemente, os norte-coreanos também afirmaram ter realizado grandes testes necessários para lançar o seu primeiro satélite espião e um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos.

Leia Também: Pyongyang dispara mísseis após exercícios entre EUA e Coreia do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório