Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Líder comunista Kamal Dahal nomeado primeiro-ministro do Nepal

A Presidente do Nepal, Bidya Devi Bhandari, nomeou como novo primeiro-ministro o líder comunista Pushpa Kamal Dahal, cargo que o político conhecido como Prachanda já exercera duas vezes, a última das quais entre agosto de 2016 e junho de 2017.´

Líder comunista Kamal Dahal nomeado primeiro-ministro do Nepal
Notícias ao Minuto

18:03 - 25/12/22 por Lusa

Mundo Nepal

A nomeação de Pushpa Kamal Dahal pôs fim ao impasse político no Nepal, instaurado após as eleições realizadas no final de novembro.

A nomeação de Dahal foi acolhida com surpresa, tendo em conta que o dirigente do Partido Comunista do Nepal (maoista) ficou em terceiro lugar nas eleições parlamentares de 20 de novembro. Todavia, obteve o apoio de 169 dos 275 deputados da Câmara Baixa do parlamento.

Dahal reclamou o cargo depois de se ter tornado conhecido que tinha o apoio de todos os partidos no parlamento, com excepção do Congresso Nepalês, que ficou dois lugares abaixo da maioria nas últimas eleições, do Partido Comunista Socialista Unificado e do Partido Socialista Democrático.

Dahal voltou ao poder pela terceira vez com o apoio dos comunistas marxistas-leninistas, a principal força da oposição, e uma dúzia de outros partidos minoritários, horas depois de ter rompido com a aliança governamental liderada pelo primeiro-ministro cessante, Sher Bahadur Deuba.

A tomada de posse de Dahal está agendada para segunda-feira e dentro de um mês deve provar ao parlamento que tem uma maioria suficiente para governar, segundo o diário nepalês Kathmandu Post.

A nomeação de Dahal abre perspetivas de estabilidade à constante turbulência política com que se debate esta pequena nação, rodeada pelos dois gigantes do continente asiático, China e Índia, que viu uma dúzia de governos desde 2008.

Leia Também: Charles Sobhraj libertado e tranferido já nesta sexta-feira para França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório