Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Países da UE concordam com assistência de 18 mil milhões para a Ucrânia

Além do pacote financeiro, o Executivo Comunitário continuará a fornecer ajuda humanitária, especialmente durante o inverno.

Países da UE concordam com assistência de 18 mil milhões para a Ucrânia
Notícias ao Minuto

09:34 - 24/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou, este sábado, que todos os Estados membros da União Europeia (UE) concordaram com a proposta de financiar a Ucrânia em 18 mil milhões de euros no próximo ano.

"Todos os países da UE concordaram com a nossa proposta de canalizar 18 mil milhões de euros em assistência macrofinanceira para a Ucrânia no próximo ano. O dinheiro será desembolsado regularmente, para ajudar em reparações urgentes e abrir caminho para a reconstrução. Uma reconstrução que colocará a Ucrânia no caminho da UE", referiu Von der Leyen numa publicação na rede social Twitter.

Pouco depois, a presidente da Comissão Europeia publicou um vídeo, no qual destaca o papel dos ucranianos neste período difícil.

"Os ucranianos lutam bravamente contra o seu agressor há 9 meses. Jamais igualaremos os seus sacrifícios. Mas estamos a ajudar de todas as formas possíveis. Este ano, mobilizamos mais de 19 mil milhões de euros em apoio à Ucrânia. E mais está a chegar", reporta.

Recorde-se que este apoio já havia sido anunciado no início do mês de novembro, tendo a líder europeia comunicado a Zelensky esta proposta de apoio à Ucrânia.

"A presidente von der Leyen informou ao presidente Zelensky que esta semana proporia um grande pacote financeiro da UE, de até 1,5 mil milhões de euros por mês, para um total de até 18 mil milhões de euros, o que contribuiria significativamente para atender às necessidades de financiamento da Ucrânia para 2023", lia-se em comunicado da Comissão Europeia.

A nota acrescentava que o dinheiro segue para Kyiv na forma de empréstimos de longo prazo em condições muito favoráveis e cobrindo os custos de juros, e o objetivo é também servir "para apoiar as reformas da Ucrânia e o seu caminho para a adesão à UE".

Além do pacote financeiro, o Executivo Comunitário continuará a fornecer ajuda humanitária, especialmente durante o inverno.

Leia Também: Von der Leyen reitera "vanguarda" europeia no apoio a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório