Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Argélia quer a liberdade de culto três meses após encerramento da Cáritas

O ministro dos Assuntos Religiosos da Argélia afirmou hoje que a Constituição garante a liberdade de culto, embora tenha recordado que "o Islão é a religião do Estado", três meses após as autoridades terem ordenado o encerramento da Cáritas.

Argélia quer a liberdade de culto três meses após encerramento da Cáritas
Notícias ao Minuto

23:26 - 22/12/22 por Lusa

Mundo Argélia

Youcef Belmehdi classificou de "rumores" a informação sobre o fecho de templos e disse que "estes locais não são igrejas, mas sim instalações que não cumpriram as regras e as leis sobre construção e planeamento urbano e que não têm autorização para realizar esta atividade religiosa".

Belmehdi argumentou que a lei argelina protege os sítios religiosos da "influência política ou ideológica", bem como a integridade dos seus seguidores.

E declarou também que o seu departamento está "aberto" ao diálogo, a fim de "combater" o discurso do ódio e o radicalismo, garantindo ao mesmo tempo as liberdades e a proteção de todos os credos.

"Os valores nobres da sociedade argelina são um caminho autêntico, profundamente enraizado e um exemplo a seguir na cultura da coexistência", concluiu o político durante uma conferência organizada pela comissão nacional para as religiões não muçulmanas.

Por seu lado, o arcebispo de Argel, D. Jean-Paul Vesco, insistiu: "A Igreja Católica na Argélia escolheu, desde a independência do país, ser uma igreja cidadã numa sociedade pluralista, porque a base da nossa ação é a capacidade de fazer o bem com base na nossa fé e não para evangelizar".

No final de setembro, a Igreja Católica na Argélia anunciou a decisão do Governo de encerrar "definitivamente" a organização Cáritas e a cessação de todas as suas atividades e trabalho de ajuda realizado por este serviço humanitário da Associação Diocesana Argelina (ADA).

Em junho passado, a Amnistia Internacional (AI) deu conta da detenção de cerca de 20 membros da minoria muçulmana Ahmadiyya, uma comunidade messiânica fundada no Paquistão do século XIX, por "denegrir" o Islão e "participar num grupo não autorizado".

Leia Também: China reforça projeto da Nova Rota da Seda com participação da Argélia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório