O Shedd Aquarium em Chicago, nos Estados Unidos, revelou recentemente que os investigadores ficaram surpresos ao descobrir que uma fêmea de tubarão-zebra tinha tido crias chocadas sem qualquer material genético de um macho.
O aquário disse que o tubarão, chamada Bubbles, teve os filhotes no aquário que divide com vários outros tubarões-zebra adultos, e originalmente acreditavam que os bebés tinham sido gerados por um tubarão macho do local.
Mas ao fazerem testes genéticos aos pequenos tubarões, como parte de uma investigação relacionada com o programa de reprodução para a espécie, descobriram que Bubbles era a única progenitora dos tubarões bebés, tendo se reproduzido por partenogénese - ou 'nascimento virgem' - que ocorre quando uma fêmea fertiliza os óvulos com o seu próprio material genético.
O aquário disse que os tubarões-zebra são conhecidos por se reproduzirem assexuadamente em raras ocasiões, mas acredita-se que esta seja uma resposta à falta de machos disponíveis.
"Esta descoberta muda o que pensávamos saber sobre como e por que a partenogénese acontece", disse Kevin Feldhim, investigador do Field Museum de Chicago, num comunicado de imprensa do aquário Shedd.
Cria de Bubbles, o tubarão-zebra fêmea© Shedd Aquarium
Leia Também: Vídeo mostra orcas a atacar e matar tubarão branco na África do Sul