Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Tanzânia contrata empresas chinesas para nova linha ferroviária

O Governo tanzaniano assinou um contrato de 2,2 mil milhões de dólares com duas empresas chinesas para construir uma nova linha ferroviária que liga os portos tanzanianos à vizinha República Democrática do Congo (RDCongo), Burundi, Ruanda e Uganda.

Tanzânia contrata empresas chinesas para nova linha ferroviária
Notícias ao Minuto

16:30 - 21/12/22 por Lusa

Mundo Tanzânia

Dar es Salam, 21 dez 2022 (Lusa) - O Governo tanzaniano assinou um contrato de 2,2 mil milhões de dólares com duas empresas chinesas para construir uma nova linha ferroviária que liga os portos tanzanianos à vizinha República Democrática do Congo (RDCongo), Burundi, Ruanda e Uganda.

"Uma vez concluída, a Tanzânia estará em melhor posição para tirar partido da sua posição geoestratégica e facilitar o comércio transfronteiriço", disse o Presidente tanzaniano, Samia Suluhu Hassan, na assinatura do contrato de 2,2 mil milhões de dólares (2,07 mil milhões de euros) na terça-feira, de acordo com as declarações na imprensa local.

Os comboios poderão viajar da cidade costeira de Dar es Salam, a cidade mais populosa da Tanzânia, para as cidades de Mwanza, nas margens do Lago Vitória, e Kigoma, na fronteira com a RDCongo.

Espera-se, ainda, a construção de possíveis ramais que liguem outros países da região.

Para atingir este objetivo, a Tanzânia confiará nas empresas de construção chinesas China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Railway Construction Corporation (CRCC).

"Temos de pedir empréstimos para construir esta importante infraestrutura porque não dispomos de recursos locais suficientes", acrescentou o Presidente, rejeitando as críticas de que o país contraiu demasiadas dívidas. 

De acordo com Hassan, a última secção desta ferrovia, que ligará as cidades ocidentais de Tabora e Kigoma, será concluída em 2026.

Isto permitirá ao país reduzir o tempo de viagens dos camiões de Dar es Salam para a RDCongo, que é atualmente de cerca de 30 dias, para cerca de 30 horas.

Os custos de transporte de mercadorias serão reduzidos dos atuais 6.000 dólares (5.650 euros) por tonelada para cerca de 4.000 dólares (3.767 euros) para a mesma quantidade quando o caminho-de-ferro estiver totalmente operacional.

Atualmente a Tanzânia já tem um comboio (conhecido como "Tazara") que liga Dar es Salam à Zâmbia.

Leia Também: Tanzânia expulsa cidadão do Irão suspeito de atos contra a segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório