Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Joe Biden confirma que Zelensky vai hoje visitar Washington

Presidente dos Estados Unidos afirmou que o seu homólogo ucraniano vai à Casa Branca antes de fazer uma declaração no Congresso norte-americano.

Joe Biden confirma que Zelensky vai hoje visitar Washington
Notícias ao Minuto

07:18 - 21/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos confirmou, numa declaração emitida esta quarta-feira, que o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai hoje visitar Washington. Também a Ucrânia já revelou que a ida irá mesmo acontecer, confirmando as notícias ontem veiculadas

Joe Biden apontou que Zelensky irá à Casa Branca antes de participar numa sessão conjunta no Congresso norte-americano. Aqui, será "demonstrado o forte apoio, bipartidário, à Ucrânia".

Já Zelensky colocou uma publicação no Twitter onde afirmou estar já de viagem para os Estados Unidos. "A caminho dos EUA para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia. Em particular, Biden e eu discutiremos a cooperação entre a Ucrânia e os Estados Unidos. Farei também uma declaração no Congresso e [terei] diversas reuniões bilaterais", escreveu.

Em causa está aquela que será a primeira visita oficial ao estrangeiro do chefe de Estado ucraniano desde o início da guerra no país, que teve início a 24 de fevereiro.

Tudo aponta para que, durante a sua passagem por território norte-americano, Volodymyr Zelensky agradeça aos legisladores do país pelos sucessivos pacotes de apoio aos esforços de defesa da Ucrânia, e para que venha a apresentar novos argumentos que sustentem a necessidade de novos financiamentos.

De recordar que os Estados Unidos têm sido, efetivamente, um dos principais aliados da Ucrânia na guerra contra a Rússia, tendo participado ativamente no envio de apoio financeiro, humanitário e militar às tropas no terreno.

A guerra na Ucrânia, que dura há praticamente dez meses, provocou um total de 6.755 civis mortos e 10.607 feridos, segundo os mais recentes cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

[Notícia atualizada às 07h33]

Leia Também: "A Ucrânia não deixará nada do que é seu para o inimigo", afirma Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório