Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Índia tem o maior destacamento da história na fronteira com a China

O governo da Índia assegurou hoje que mantém o maior destacamento de tropas da sua história na linha divisória com a China, após os recentes incidentes entre os dois Exércitos na fronteira comum, os primeiros desde 2020.

Índia tem o maior destacamento da história na fronteira com a China
Notícias ao Minuto

06:19 - 21/12/22 por Lusa

Mundo Índia

"Hoje temos um destacamento do Exército indiano na fronteira com a China como nunca antes. Isso foi feito para lidar com o destacamento chinês, que aumentou enormemente desde 2020", referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Subrahmanyam Jaishankar.

O ministro indiano destacou que "é obrigação do Estado e dever e compromisso do Exército indiano não permitir que nenhum país, neste caso a China, altere unilateralmente a Linha de Controlo Real (LAC)", de acordo com a agência estatal de notícias da Índia PTI.

Jaishankar sublinhou que o Exército deslocou-se para a fronteira por determinação do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, após críticas da oposição, em concreto de Rahul Gandhi, sobre a alegada falta de medidas de Nova Deli após os últimos incidentes na fronteira, noticiou a agência Europa Press.

"Se fôssemos indiferentes à China, quem mandou o Exército chinês para a fronteira? Por que estamos a pressionar a China para deixar a área e aliviar as tensões? Por que está a ser dito publicamente que os nossos laços não são normais?", questionou o ministro, em resposta às críticas.

"Não temos qualquer problema em haver diferenças políticas, se houver críticas políticas, mas penso que os membros das forças de segurança não devem ser criticados direta ou indiretamente", acrescentou, sublinhando ainda as tropas estão no Yangtze, a 4.000 metros de altitude, a defender a fronteira.

O ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, acusou na semana passada a China de tentar mudar o 'status quo' na fronteira após os confrontos, apelando também a Pequim para que "evite este tipo de ação e mantenha a paz e a tranquilidade na fronteira".

Por sua vez, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Wenbin, destacou que "as duas partes sempre mantiveram uma boa comunicação sobre assuntos relacionados com a fronteira, através de canais diplomáticos e militares" e exigiu que Nova Deli "se encontre a China a meio".

As tensões giram em torno do território montanhoso no norte da região da Caxemira, bem como cerca de 60.000 quilómetros quadrados no Estado indiano de Arunachal Pradesh (nordeste).

A LAC, que substitui a fronteira entre os dois países naquela região, passa por Ladaj.

Índia e China travaram uma breve guerra de fronteira em 1962. A Índia contesta o controlo da China de 38.000 quilómetros quadrados de terra em Aksai Chin, que afirma fazer parte de Ladaj.

Pequim, por sua vez, reivindica 90.000 quilómetros quadrados de território em Arunachal Pradesh, que considera parte do sul do Tibete.

Leia Também: Oito homens foram detidos na Índia pela violação de uma jovem de 16 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório