Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Hanukkah. Sobreviventes do Holocausto partilham mensagem de esperança

Iniciativas que pretendem assumir-se como uma homenagem aos seis milhões de judeus que morreram no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

Hanukkah. Sobreviventes do Holocausto partilham mensagem de esperança
Notícias ao Minuto

20:51 - 20/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Hanukkah

Sobreviventes do Holocausto de todo o mundo estão a celebrar aquele que é o terceiro dia do Hanukkah, em conjunto, por via de uma cerimónia virtual, numa altura em que os judeus apresentam cada vez maiores preocupações quanto ao forte aumento do antissemitismo, nomeadamente na Europa e nos Estados Unidos, reporta a Associated Press.

Para além dessa iniciativa virtual, várias dezenas de sobreviventes reuniram-se, também esta terça-feira, para acender a chama da menorah no Muro Ocidental de Jerusalém - aquele que é, para os judens, tido como o lugar mais sagrado para a oração. 

"À medida que o antissemitismo aumenta em todo o mundo e o ódio volta a ser a linguagem normalizada do quotidiano, os sobreviventes recordam-nos a importância da esperança", considerou Gideon Taylor, o presidente da Conferência sobre Reclamações de Material Judaico Contra a Alemanha, responsável pela organização destes eventos.

E acrescentou: "Durante o Holocausto, eles não desistiram. E depois da guerra, lutaram para conquistar novas vidas para si próprios e continuar a falar e educar, tudo na esperança de que os seus testemunhos vencessem o ódio".

As iniciativas pretendem, assim, assumir-se como uma homenagem aos seis milhões de judeus que morreram 'às mãos' dos nazis no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

O evento virtual, que teve início às 18h30 (hora de Portugal Continental) desta terça-feira, incluiu atuações musicais variadas e mensagens de sobreviventes do Holocausto que foram também, entretanto, obrigados a fugir da Ucrânia, na sequência da invasão russa.

Estão ainda agendadas intervenções de personalidades judaicas como a cantora Barbra Streisand e o ator Jason Alexander, da série televisiva 'Seinfeld'.

Leia Também: 'Kits' de ADN. Sobreviventes do Holocausto descobrem família desconhecida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório