Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Seul e Washington em exercício com bombardeiros após teste norte-coreano

Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizaram hoje um exercício aéreo, numa demonstração de força depois de Pyongyang fazer testes para desenvolver um satélite de reconhecimento militar.

Seul e Washington em exercício com bombardeiros após teste norte-coreano
Notícias ao Minuto

08:51 - 20/12/22 por Lusa

Mundo Exercício

As manobras, que decorreram a sudoeste da ilha sul-coreana de Jeju, a 450 quilómetros a sul de Seul, contaram com a participação de bombardeiros B-52 e caças F-22 norte-americanos, enquanto as forças aéreas sul-coreanas utilizaram caças F-35 e F-15, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa do país asiático.

Os F-22, que estavam na base aérea de Kadena, na ilha japonesa de Okinawa, vão estar esta semana estacionados na base aérea de Gunsan, a 180 quilómetros a sul de Seul, para realizar mais manobras com os caças sul-coreanos F-35 "diante da insistente ameaça do programa nuclear e de mísseis norte-coreanos", acrescentou a mesma nota.

Os exercícios serviram para "melhorar a interoperabilidade entre a República da Coreia [nome oficial da Coreia do Sul] e os EUA na execução de operações combinadas" e fazem parte da chamada "dissuasão ampliada".

A dissuasão ampliada é um compromisso assumido pelo Pentágono com Seul para enviar ativos estratégicos dos EUA para a península coreana com base nas ações do regime de Kim Jong-un.

O destacamento dos B-52 e F-22 dos Estados Unidos foi acordado a 03 de novembro, quando o regime norte-coreano disparou mais de 30 mísseis num único dia para responder a outras grandes manobras aéreas dos aliados.

Pyongyang testou na semana passada um novo motor de combustível sólido para futuros mísseis de longo alcance e no domingo realizou um teste para o desenvolvimento de um satélite de reconhecimento militar.

Leia Também: Satélite de reconhecimento? Irmã de Kim Jong-un critica Seul por duvidar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório