Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Florida recebe 4 mil milhões de dólares em ajuda federal após furacão Ian

A Administração Biden entregou 04 mil milhões de dólares (3,77 mil milhões de euros) à Florida para trabalhos de recuperação após a passagem do furacão Ian, que atingiu o estado no dia 28 de setembro e deixou 144 mortos.

Florida recebe 4 mil milhões de dólares em ajuda federal após furacão Ian
Notícias ao Minuto

06:18 - 20/12/22 por Lusa

Mundo EUA

De acordo a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), até o momento foram entregues 3.990 milhões de dólares (3.761 milhões de euros), dos quais 833 milhões de dólares (785 milhões de euros) foram para as vítimas e 415 milhões de dólares (391 milhões de euros) para as equipas de emergência e socorro.

A assistência da FEMA serviu para conceder subsídios a pessoas, bem como empréstimos para desastres e pagamentos de seguros contra inundações ao estado e às famílias.

A agência federal organizou 25 centros de ajuda na Florida, que no total receberam quase 97.700 visitas, e entregou ajuda individual em 26 condados, incluindo o de Lee (sudoeste), onde Ian atingiu a costa.

Segundo um comunicado da agência governamental, especialistas da unidade de Assistência aos Sobreviventes de Desastres visitaram mais de 334.000 residências e interagiram com mais de 151.000 vítimas e sobreviventes para os ajudar a se registar para receber a apoio.

A FEMA continua a fornecer assistência em abrigo transitório "para sobreviventes qualificados para estadias temporárias em hotéis" em 26 condados, através de um programa que até ao momento abrigou "1.631 famílias com 3.974 membros", de acordo com o comunicado.

Os inspetores da agência realizaram mais de 247.000 inspeções residenciais para sobreviventes que solicitaram assistência federal em desastres.

Depois de atingir a ilha de Cuba, o furacão Ian atingiu a costa na tarde de 28 de setembro em Key Costa, uma ilha ao largo de Fort Myers, no condado de Lee, o mais atingido pela intempérie e onde morreram 67 pessoas.

De acordo com os últimos números da Florida Medical Examiner Commission, 144 pessoas morreram no estado devido ao Ian.

O furacão, que deixou mais de 2,6 milhões de pessoas sem eletricidade nas primeiras horas após o seu impacto na Florida, também provocou prejuízos agrícolas de até 1,9 milhões de dólares (1,79 mil milhões de euros), segundo um balanço oficial preliminar do órgão estadual encarregado pelo setor.

Na última sexta-feira, o governador da Florida, Ron DeSantis, assinou um projeto-lei aprovado pelo Congresso estadual que oferece alívio aos proprietários afetados por furacões e procura implementar melhorias no mercado de seguros do estado.

A nova lei fornece um fundo de resseguro de mil milhões de dólares (942 milhões de euros) para proprietários de residências.

Leia Também: Parlamento Europeu convida Elon Musk a testemunhar na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório