Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Alemanha promete fortalecer defesa antiaérea da Eslováquia

A Alemanha prometeu hoje à Eslováquia o sistema Mantis para fortalecer a sua defesa antiaérea, disse o ministro da Defesa eslovaco.

Alemanha promete fortalecer defesa antiaérea da Eslováquia
Notícias ao Minuto

22:46 - 19/12/22 por Lusa

Mundo Eslováquia

"Este é um novo sistema de defesa antiaérea que vai proteger o leste da Eslováquia", adiantou ministro Jaroslav Nad numa conferência de imprensa conjunta com a sua homóloga alemã, Christine Lambrecht, em Bratislava.

"É um sistema de curto alcance destinado a proteger sítios concretos", acrescentou.

Os detalhes do acordo devem ser acertados nos próximos meses.

Lambrecht, que iniciou hoje uma visita de dois dias à Eslováquia, disse que o Mantis poderia ser usado para proteger uma base de manutenção da indústria alemã recentemente instalada para verificar o material bélico da Ucrânia.

A base está localizada perto da cidade de Michalovce (leste).

De acordo com os militares alemães, o Mantis tem um alcance de até três quilómetros e pode combater artefactos que se aproximam com até 1.000 tiros por minuto. O sistema pode ser usado contra foguetes, projetei de artilharia, morteiros ou drones.

A Alemanha já havia decidido, após a invasão russa da Ucrânia, transferir duas baterias de mísseis Patriot para a cidade Sliac (centro).

Os dois governantes também testemunharam a entrega à Eslováquia do primeiro dos tanques alemães Leopard 2 A4 para substituir os 30 veículos militares de infantaria que a Eslováquia doou à Ucrânia.

Além dos tanques alemães, a Eslováquia também receberá munições e peças de reposição. A Alemanha também vai facultar treino no manuseamento de tanques, lembrou Nad.

Na quarta-feira, a República Checa também vai receber o primeiro dos 15 tranques Leopard 2 A4 que receberá da Alemanha em troca de ajuda militar à Ucrânia.

Leia Também: Governo da Eslováquia derrubado em moção de censura no Parlamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório