Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Extraditado para a Alemanha membro do grupo que planeava golpe de Estado

Um tribunal da cidade italiana de Perugia autorizou hoje a extradição para a Alemanha de um ex-militar alemão detido no âmbito de uma operação para desmantelar uma organização de extrema-direita que pretendia derrubar o governo alemão.

Extraditado para a Alemanha membro do grupo que planeava golpe de Estado
Notícias ao Minuto

19:11 - 19/12/22 por Lusa

Mundo Itália

O ex-oficial das Forças Armadas alemão, de 64 anos, foi alvo de um mandado europeu emitido pela Alemanha e com base no qual foi detido no dia 7 de dezembro num hotel em Ponte San Giovanni, perto de Perugia, informam as agências italianas ANSA e ADNKronos.

A Procuradoria-Geral da Alemanha tinha pedido às autoridades italianas e austríacas a extradição de dois dos extremistas alegadamente ligados ao grupo de extrema-direita 'Reichsbürger' (Cidadãos do Reich), que planeava realizar um golpe de Estado no país.

Os dois suspeitos foram na altura identificados apenas como Maximilian E. e Frank H. e estavam detidos em Itália e na Áustria, respetivamente.

As autoridades italianas foram alertadas para a chegada do indivíduo ao país e estavam a vigiá-lo, tendo procedido à detenção logo que o mandado europeu foi emitido.

Pelo menos 25 suspeitos, incluindo a ex-deputada do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) Birgit Malsack-Winkemann, foram detidos por ligações ao grupo, que segue um conjunto de teorias da conspiração e foi qualificado como terrorista pelo governo.

Os detidos pertencem a uma organização cujos alegados líderes foram identificados como 'Ruediger' e 'Príncipe Henrich XIII', este último bisneto de Guilherme II da Alemanha, o último imperador alemão e rei da Prússia, que foi forçado a abdicar em 1918 após a Primeira Guerra Mundial.

Segundo as autoridades alemãs, os suspeitos, todos membros do movimento de extrema-direita Cidadãos do Reich, negam a legitimidade não só do governo como da atual Constituição da Alemanha.

Leia Também: Alemanha pede extradição de extremistas que planeavam golpe de Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório