Austrália. Espinafres alucinogénicos? Autoridades pedem que se evitem

As autoridades de saúde australianas apelaram à população que não procure espinafres que contêm ingredientes tóxicos, e que os australianos têm procurado pelos seus efeitos alucinogénicos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
19/12/2022 15:10 ‧ 19/12/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Austrália

As autoridades do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, emitiram um aviso de saúde urgente contra espinafres da cadeia Costco, depois de terem sido registados casos de "possíveis reações tóxicas".

Nesse âmbito, e tomando em conta os 164 registos de pessoas que sentiram sintomas após ingerir estes espinafres, 42 das quais procuraram atenção médica, as mesmas autoridades apelaram à população que não procure consumir estes produtos com o fim 'estupefaciente' e alucinogénico que os mesmos têm revelado ter.

Os sintomas que se podem tornar severos são, entre outros, delírios ou confusão, alucinações, pupilas dilatadas, batimento cardíaco acelerado, visão turva, boca e pele secas e febre.

O ministro-adjunto da Saúde australiano, Ged Kearey, disse que a Food Standards Australia New Zealand está a investigar o caso. "Peço a qualquer pessoa que se sinta mal e que possa ter ingerido produtos afetados que procure atendimento médico imediatamente e entre em contacto com o Centro de Informações sobre Venenos", disse.

Ao mesmo tempo, Brett Summerell, cientista-chefe do Jardim Botânico Real de Sydney, alertou as pessoas para não procurarem estes produtos contaminados ou colher e comer ervas daninhas que não pudessem identificar em busca de uma 'pedrada' barata. “As pessoas podem ficar tentadas a colher ervas daninhas imaginando que vão ficar 'chapadas', [mas] é muito importante lembrar que sim, pode haver um lado alucinogénico nisso, mas há muitos problemas de saúde horríveis”, disse ao The Guardian.

Leia Também: Espinafres tóxicos causam alucinações e visão turva na Austrália

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas