Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Twitter ameaçado com sanções europeias após banir contas de jornalistas

Entre os banidos estão jornalistas do New York Times, CNN e Washington Post.

Twitter ameaçado com sanções europeias após banir contas de jornalistas
Notícias ao Minuto

11:58 - 16/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Twitter

A União Europeia ameaçou o dono do Twitter, Elon Musk, com sanções europeias após vários jornalistas a cobrir assuntos relacionados com a empresa verem as contas abruptamente suspensas.

Entre os banidos estão jornalistas do New York Times, CNN, Washington Post, ao Intercept e ao Mashable.

A vice-presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová, alertou que a Lei dos Serviços Digitais requer respeito pela liberdade de imprensa. "O Elon Musk devia saber isso. Há linhas vermelhas. E sanções, em breve", tweetou.

Jourova referiu ainda que as "notícias sobre a suspensão arbitrária de jornalistas no Twitter são preocupantes".

Um porta-voz do Twitter disse ao The Verge que a suspensão estava relacionada com a partilha de localizações em tempo real. A questão surgiu após Musk ter prometido processar o dono de um perfil que registava a localizações do seu avião privado.

Musk ainda não se pronunciou publicamente sobre a questão, mas tweetou recentemente: "Criticarem-me todo o dia é totalmente ok, mas revelarem a minha localização em tempo real e porem a minha família em perigo não é". 

Acrescentando que as contas que partilhem informação privada sobre outras pessoas recebem uma suspensão temporária de sete dias. 

"As mesmas regras aplicam-se a 'jornalistas' como a todos os outros. Partilharam a minha localização em tempo real, basicamente coordenadas para assassinato em (óbvia) violação direta dos termos e condições de serviço", rematou.

Leia Também: Twitter baniu jornalistas que escreveram sobre Elon Musk

Recomendados para si

;
Campo obrigatório