Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Descoberto novo tipo de vírus da gripe das aves em pinguins

Um novo tipo de gripe aviária foi detetado pela primeira vez em pinguins na Antártida, embora o vírus pareça não estar a afetar os animais, revelaram hoje os investigadores.

Descoberto novo tipo de vírus da gripe das aves em pinguins
Notícias ao Minuto

05:47 - 06/05/14 por Lusa

Mundo Antártida

O vírus é diferente de qualquer outro conhecido pela ciência, refere um artigo no mBio, um jornal da Sociedade Americana de Microbiologia.

"Isto levanta uma série de perguntas para as quais não há respostas", disse Aeron Hurt, responsável do estudo e cientista sénior do Centro de Pesquisa da Gripe em Melbourne, na Austrália, que colabora com a Organização Mundial de Saúde.

O estudo é o primeiro a relatar uma estirpe de gripe das aves em pinguins, mas do tipo H11N2, até agora desconhecido, e não é claro que os vírus mais comuns e mais mortais possam chegar à Antártida.

As amostras, cerca de 300, foram recolhidas entre janeiro e fevereiro de 2013 e identificaram o vírus vivo e infecioso em oito amostras, embora os pinguins não demonstrassem sinais da doença.

Um dos tipos mais comuns de gripe das aves é o H5N1 que os especialistas acreditam ser disseminado através de patos.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 650 pessoas foram infestadas com o vírus H5N1, 60% das quais acabaram por morrer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório