Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Reino Unido vai aliviar restrições aos líquidos nas bagagens de mão

O governo britânico anunciou hoje que pretende aliviar significativamente as restrições ao transporte de líquidos em bagagem de mão para viagens aéreas em junho de 2024, à medida que a tecnologia avança para facilitar os controlos.

Reino Unido vai aliviar restrições aos líquidos nas bagagens de mão
Notícias ao Minuto

06:35 - 15/12/22 por Lusa

Mundo Aviação

Atualmente, apenas são permitidos contentores de líquidos com menos de 100 mililitros na cabine nos aeroportos internacionais em todo o mundo, desde que sejam colocados em sacos transparentes nos controlos de segurança. Os contentores maiores devem estar na bagagem registada.

Os dispositivos eletrónicos também devem ser retirados dos sacos, regras que atrasam as filas de espera.

Segundo uma lei introduzida hoje pelo governo britânico, o limite de líquidos será aumentado para dois litros e os dispositivos eletrónicos deixarão de ter de ser rastreados separadamente, disse o Departamento dos Transportes numa declaração.

O relaxamento é possibilitado pela "instalação de nova tecnologia na maioria dos aeroportos do Reino Unido", afirmou.

As novas máquinas, que foram testadas, empregarão novas técnicas de imagem que fornecem imagens tridimensionais do conteúdo dos sacos e utilizam algoritmos para detetar quaisquer ameaças.

"Até 2024, os principais aeroportos do Reino Unido terão a mais recente tecnologia de segurança, reduzindo o tempo de espera, melhorando a experiência dos passageiros e, mais importante ainda, detetando potenciais ameaças", indicou o ministro dos Transportes, Mark Harper, citado numa declaração.

As regras atuais foram implementadas no início dos anos 2000 para impedir a utilização de explosivos líquidos em aviões.

A 22 de dezembro de 2001, Richard Reid, um britânico, tentou fazer explodir um Boeing 767 da American Airlines, de Paris a Miami, incendiando um explosivo caseiro escondido nas solas dos seus sapatos, baseado em TATP, antes de ser ultrapassado.

Leia Também: Trabalhadores de terra do aeroporto de Heathrow cumprem greve de 72 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório