Seis mortos incluindo dois polícias em tiroteio no nordeste da Austrália

Seis pessoas morreram, incluindo dois polícias, na sequência de um tiroteio numa propriedade na zona rural do Estado de Queensland, no nordeste da Austrália, divulgaram hoje as autoridades australianas.

Notícia

© iStock

Lusa
13/12/2022 06:53 ‧ 13/12/2022 por Lusa

Mundo

Austrália

A morte de dois polícias e de um civil tinha sido relatada num primeiro momento, depois de quatro polícias se terem deslocado a uma propriedade rural em Wieambilla, na região de Western Downs, cerca de 270 quilómetros a oeste de Brisbane, para investigarem uma queixa pelo desaparecimento de uma pessoa.

"A resposta operacional ao incidente em Wieambilla foi concluída ontem à noite [segunda-feira]. Apesar dos esforços da polícia, o assunto não pôde ser resolvido pacificamente e os três criminosos foram mortos a tiros por agentes especializados", explicou a comissária da polícia de Wieambilla, Queensland, Katarina Carrol.

"No total, seis pessoas perderam a vida", acrescentou Carroll numa conferência de imprensa transmitida pela estação pública australiana ABC.

Entre os mortos estão os polícias Matthew Arnold, de 26 anos, e Rachel McCrow, de 29 anos, além de um vizinho daquela propriedade, de 58 anos, que não foi identificado.

Os três atacantes, dois homens e uma mulher, que tinham "armas consideráveis", também morreram neste incidente, acrescentou a comissária.

Um outro polícia ficou ferido, enquanto um quarto elemento escapou ileso e um outro civil conseguiu fugir do local com vida.

"O fato de os outros dois [envolvidos] terem sobrevivido é um milagre", acrescentou Carroll, sublinhando que as autoridades levarão "vários dias, senão semanas, para desvendar todos os aspetos" da ocorrência.

Por outro lado, o presidente do Sindicato da Polícia de Queensland, Ian Leavers, qualificou o homicídio dos dois agentes como uma "execução" implacável e "a sangue frio", segundo declarações recolhidas hoje pela ABC.

"Assim que entraram na propriedade, foram inundados com tiros e nunca tiveram hipóteses [de se defenderem]", sublinhou Leavers, considerando que "o trio implacável e assassino não demonstrou nenhum tipo de compaixão".

Os quatro policiais de Queensland foram à propriedade de Wieambilla na tarde de segunda-feira a pedido da polícia do Estado vizinho de Nova Gales do Sul, para verificar o paradeiro de uma pessoa desaparecida.

"Segundo as informações, essa pessoa estava desaparecida há cerca de 12 meses, mas o contacto foi mantido com ela. No entanto, esse contacto foi perdido nos últimos dias e eles [Polícia de New South Wales] só queriam verificar o desaparecimento dessa pessoa", detalhou ainda a comissária da polícia.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas