Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

China critica novas sanções dos EUA por violações de direitos humanos

As autoridades chinesas criticaram hoje as sanções impostas pelos EUA contra duas empresas de pesca chinesas acusadas de alegadas violações dos direitos humanos no Tibete, alegando que Washington não é a "polícia do mundo".

China critica novas sanções dos EUA por violações de direitos humanos
Notícias ao Minuto

17:20 - 12/12/22 por Lusa

Mundo China

O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou na sexta-feira a imposição de sanções a autoridades chinesas por abusos dos direitos humanos no Tibete, uma região onde Pequim é acusada de repressão, bem como por pesca ilegal.

Hoje, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Wenbin, avisou que esta iniciativa de Washington prejudica seriamente as relações entre os dois países e interfere nos "assuntos internos da China".

Wenbin acusou os Estados Unidos de violar descaradamente "regras básicas das relações internacionais", lembrando que "as questões relacionadas com o Tibete são assuntos internos da China" e que Pequim "não tolera a interferência de nenhum outro país".

O porta-voz da diplomacia chinesa pediu aos Estados Unidos para retirarem imediatamente as sanções, reiterando que a China "tomará medidas efetivas para salvaguardar os seus direitos e os seus interesses legítimos".

O Tibete tem sido uma fonte de tensões entre a China e os Estados Unidos devido à repressão, à deterioração da situação dos direitos humanos nas áreas tibetanas e às sérias restrições à liberdade religiosa ou às tradições culturais dos tibetanos na China.

Leia Também: China pode repor normalidade pré-pandemia a partir de março de 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório