Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Detidas mulher e filha de ex-eurodeputado por lóbi ilegal do Qatar

Um tribunal italiano confirmou a detenção domiciliar da mulher e filha do ex-eurodeputado Pier Antonio Panzeri, detido na Bélgica numa investigação sobre alegado lóbi ilegal do Qatar para influenciar decisões políticas no Parlamento Europeu (PE).

Detidas mulher e filha de ex-eurodeputado por lóbi ilegal do Qatar
Notícias ao Minuto

06:10 - 11/12/22 por Lusa

Mundo Qatar

Segundo a imprensa local, o Ministério Público italiano alegou, no sábado, num tribunal da cidade de Brescia, no norte do país, que Maria Colleoni e Silvia Panzeri, conheciam as atividades do antigo eurodeputado de esquerda.

O julgamento das duas arguidas deverá começar a 19 de dezembro.

Maria Colleoni, mulher de Panzeri, foi detida na noite de sexta-feira na cidade de Calusco d'Adda enquanto a filha, Silvia, foi detida em Milão, ambas em resposta a um mandado de prisão europeu.

Panzeri foi um dos cinco detidos na Bélgica, na sexta-feira, no âmbito de uma investigação sobre alegado lóbi ilegal do Qatar, segundo a imprensa belga.

Segundo os jornais "Le Soir" e "Knack", a polícia de Bruxelas realizou 16 buscas domiciliárias e efetuou as detenções, entre as quais a então vice-presidente do Parlamento Europeu, a social-democrata grega Eva Kaili e o recém-eleito presidente do Confederação Internacional de Sindicatos, o maior grupo de organizações sindicais do mundo, Luca Visentini.

"Há vários meses que investigadores da polícia suspeitam que um Estado do Golfo tenta influenciar as decisões económicas e políticas do Parlamento Europeu", confirmou na sexta-feira, o Ministério Público Federal belga em comunicado.

Este Estado teria executado esta estratégia através do "pagamento de quantias substanciais de dinheiro, e oferecendo presentes importantes a terceiros, a pessoas com uma posição política ou estratégica importante dentro do Parlamento Europeu", acrescentou.

Embora o Ministério Público belga não mencione explicitamente o Qatar, os dois meios de comunicação belgas citam várias fontes que confirmaram que se trata do país que organiza o Mundial de futebol.

De acordo com o "Le Soir", o objetivo do Qatar era defender a sua imagem enquanto organizador desta competição, sobretudo depois da polémica sobre as condições de trabalho dos migrantes, bem como sobre a proteção de direitos humanos neste país.

O Ministério Público confirmou que durante as buscas foram apreendidos equipamentos informáticos, telemóveis e cerca de 600 mil euros em notas.

Ainda segundo os jornais belgas, foi localizado meio milhão de euros em numerário na casa de Panzeri, atualmente presidente da associação Fight Impunity, dedicada ao combate à impunidade por graves violações de direitos humanos ou crimes contra a humanidade.

A presidente do PE, Roberta Metsola, disse no sábado na rede social Twitter que a instituição "mantém-se firme contra a corrupção" e garantiu que vai cooperar "totalmente com as autoridades policiais e judiciárias competentes".

Leia Também: Qatar. Eurodeputados pedem compensações para famílias de trabalhadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório