Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Prémio franco-alemão dos Direitos para Mahsa Amini e mulheres iranianas

Mahsa Amini e as mulheres iranianas foram hoje galardoadas com o Prémio franco-alemão para os Direitos Humanos e o Estado de Direito 2022, anunciaram os ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países.

Prémio franco-alemão dos Direitos para Mahsa Amini e mulheres iranianas
Notícias ao Minuto

11:53 - 10/12/22 por Lusa

Mundo Direitos Humanos

A morte de Amini em setembro, depois de ter sido detida por não usar corretamente o lenço islâmico, desencadeou uma ampla onda de protestos no Irão contra o regime dos ayatollah e pela liberdade das mulheres e da população em geral.

"Este prémio comemora a vida dos manifestantes mortos e executados, incluindo dezenas de crianças", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros francesa, Catherine Colonna, numa mensagem de vídeo.

"Também celebra o impulso vital que a morte de Mahsa Amini trouxe à vida no Irão", acrescentou.

Colonna elogiou as "mulheres iranianas que defendem a liberdade" e salientou que o slogan dos protestos dos últimos meses - "mulher, vida, liberdade" - é "um slogan universal que fala a toda a humanidade".

"A França e a Alemanha estão determinadas a continuar a acompanhar as mulheres e os homens iranianos na sua justa luta", mas também trabalharão "para assegurar que não haja impunidade para os perpetradores da repressão", afirmou.

A ministra alemã, Annalena Baerbock, recordou na mesma mensagem conjunta que Amini tinha 22 anos e que, nos últimos meses, mais de 450 pessoas foram mortas pela violência do regime na onda de protestos gerados pela morte da jovem mulher, com mais de 18.000 pessoas presas.

O prémio também reconhece o trabalho de outros 14 ativistas dos direitos humanos de países como a Síria, Bielorrússia, Sudão e Costa do Marfim.

"Juntamente com os nossos amigos franceses, estamos ao lado destes homens e mulheres corajosos. Pela dignidade, liberdade e direitos humanos", disse Baerbock.

Leia Também: Governos do Irão e Alemanha convocam embaixadores em contexto de tensão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório