Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Impostos e acordo com a UE são prioridades do futuro ministro brasileiro

O futuro ministro das Finanças do Brasil, Fernando Haddad, disse hoje que as suas prioridades serão promover a reforma fiscal e ratificar o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

Impostos e acordo com a UE são prioridades do futuro ministro brasileiro
Notícias ao Minuto

06:56 - 10/12/22 por Lusa

Mundo Fernando Haddad

"O importante é que temos uma agenda forte para 2023", disse Haddad, uma figura da maior confiança do Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse a 01 de janeiro, aos repórteres.

Haddad, um académico com perfil político, disse que a partir de janeiro procurará uma fórmula alternativa ao atual teto de despesas, em vigor desde 2017 e que remete as despesas à inflação do ano anterior, a fim de cumprir com a responsabilidade fiscal.

"Tenciono receber propostas, claro, e não apenas da equipa de transição. Vou ouvir os técnicos do Tesouro, a academia, os economistas em quem confio", disse.

Nos últimos anos, este limite máximo de despesas, aprovado durante o Governo de Michel Temer (2016-2018), foi ultrapassado com a aprovação do Congresso para lidar com a crise pandémica do coronavírus e os efeitos da guerra na Ucrânia.

O Parlamento está também a considerar a sua extensão, sob proposta dos aliados de Lula, a fim de atender às famílias mais pobres, aumentar o salário mínimo e revitalizar outros programas sociais.

Haddad, formado em direito, com um mestrado em economia e um doutoramento em filosofia, pretende também fazer passar uma reforma fiscal, a principal exigência dos empresários e sobre a qual nunca se chegou a um acordo definitivo nas administrações anteriores.

O futuro ministro também mencionou entre os principais objetivos da sua administração "recuperar os acordos comerciais internacionais", que "estão num impasse, especialmente o da União Europeia" com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Leia Também: Lula da Silva anuncia Haddad na pasta das Finanças (e mais quatro nomes)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório