Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Nova presidente do Peru diz estar aberta a eleições antecipadas

Dina Boluarte disse estar preparada para falar sobre a realização de eleições antecipadas, mas afastou mudanças constitucionais, para já.

Nova presidente do Peru diz estar aberta a eleições antecipadas
Notícias ao Minuto

23:58 - 09/12/22 por José Miguel Pires

Mundo Peru

A recém-empossada presidente do Peru, Dina Boluarte, garantiu estar pronta para reunir com as organizações civis e políticas do país sul-americano para falar sobre eventuais eleições antecipadas.

Mudanças constitucionais, no entanto, não estão no horizonte próximo de Boluarte, que tomou posse como presidente do país na quarta-feira, horas após o seu predecessor, Pedro Castillo, ter sido retirado do poder e detido.

"Se a sociedade e a situação justificarem a antecipação das eleições, então, em conversa com as forças democráticas e políticas do Congresso, sentar-nos-emos para conversar", disse aos jornalistas, continuando: "Não fui eu que causei esta situação, estou apenas a cumprir o papel constitucional".

Boluarte disse ter recebido uma chamada telefónica do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que expressou o seu apoio. "Ele expressou o seu apoio e colaboração no âmbito do fortalecimento da nossa democracia, relações bilaterais e políticas regionais", disse no Twitter.

Boluarte, advogada de profissão de 60 anos, foi vice-presidente de Castillo e acabou por tornar-se a primeira mulher a assumir a presidência do país. Se não forem convocadas novas eleições, deverá ocupar o cargo até 2026, após o anterior presidente ter sido detido na sequência da sua tentativa de dissolução do Congresso.

Leia Também: México confirma pedido de asilo de Castillo, presidente deposto do Peru

Recomendados para si

;
Campo obrigatório