Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Bansky vai vender 50 impressões para angariar dinheiro para a Ucrânia

Receitas serão utilizadas para comprar aquecedores e veículos para apoiar missões de resgate.

Bansky vai vender 50 impressões para angariar dinheiro para a Ucrânia
Notícias ao Minuto

20:32 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

A personagem artística Banksy revelou esta sexta-feira que vai vender 50 impressões únicas, sendo que as receitas serão doadas para o povo ucraniano.

Banksy, cuja identidade continua a ser alvo de enorme especulação, anunciou através do Instagram que a iniciativa, feita com a Fundação Legacy of War, pretende vender cada impressão por 5.000 libras (cerca de 5.800 euros).

O dinheiro será gasto em veículos para apoiar missões de resgate a cidadãos na linha da frente, e para aquecedores para a população enfrentar um inverno que se avizinha difícil.

Segundo o comunicado no site da fundação, cada peça de arte plástica está numerada e tem a mesma imagem: um rato a esgravatar a palavra 'frágil' numa face de uma caixa de cartão.

Apesar da imagem retratada ser sempre a mesma, a fundação esclarece que cada peça é "única", já que cada corte é feito de forma diferente pela personagem artística (cujo género é também desconhecido).

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Banksy (@banksy)

No comunicado, Bansky, que já deixou murais espalhados pela Ucrânia, confirmou novamente que foi ao país, afirmando que "viu uma Fundação Legado da Guerra que se chegou à frente para dar ajuda médica, aquecedores, água fresca e uma cara amiga para algumas pessoas muito desesperadas num edifício bombardeado".

"Eles também me emprestaram uma das suas ambulâncias para trabalhar, o que acabou por ser muito útil quando uma senhora zangada me viu a pintar no seu edifício e chamou a polícia", contou.

Banksy já tem um longo historial de mensagens políticas e ligações a entidades e ativistas. Os temas mais habituais da personagem artística são a revolta contra o sistema capitalista e a opressão da classe trabalhadora, criticando também o incentivo ao consumo e ao materialismo.

Em termos políticos, Bansky tem-se oposto a várias formas de autoritarismo, especialmente contra o fascismo, e já deixou murais em vários países e territórios, incluindo na Faixa de Gaza, território palestiniano ocupado ilegalmente por Israel.

Leia Também: Já foram detidas 8 pessoas após tentativa para roubar mural de Banksy

Recomendados para si

;
Campo obrigatório