Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 4º MÁX 11º

Kyiv acusa Moscovo de deportar mais de 13 mil crianças ucranianas

"Este, infelizmente, não é o número final", disse Daria Herasymchuk.

Kyiv acusa Moscovo de deportar mais de 13 mil crianças ucranianas
Notícias ao Minuto

19:06 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Rússia já terá deportado mais de 13 mil crianças ucranianas para o seu território, informou, esta sexta-feira, Daria Herasymchuk, assessora presidencial da Ucrânia para os direitos da criança e reabilitação infantil, citada pela agência Interfax.

"E este, infelizmente, não é o número final", disse, acrescentando ser ainda necessário "recolher informação sobre pelo menos mais dezenas de milhares de crianças ucranianas que foram roubadas pelas autoridades russas".

Em setembro, Khrystyna Hayovyshyn, vice-embaixadora ucraniana na ONU, afirmou que 2,5 milhões de pessoas foram deportadas à força da Ucrânia para as "regiões isoladas e deprimidas da Sibéria e do Extremo Oriente", conforme relatado pela CNN.

A invasão russa da Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro, já fez quase 6.700 mortos civis, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. As cifras reais poderão ser muito superiores, alerta ainda assim a entidade, culpando as dificuldades em contabilizar os mortos em zonas sitiadas ou ocupadas pelos russos. O conflito terá também causado já a fuga de cerca de 13 milhões de pessoas.

Leia Também: Ucranianos acusam Rússia de deportar mais de 12 mil crianças

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório