Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Guiné-Conacri. Ex-presidente sancionado por violação de direitos humanos

Os Estados Unidos da América (EUA) impuseram hoje sanções contra o ex-presidente da Guiné-Conacri Alpha Condé, acusado de reprimir violentamente a oposição antes de ser derrubado num golpe em 2021, segundo um comunicado do Departamento do Tesouro.

Guiné-Conacri. Ex-presidente sancionado por violação de direitos humanos
Notícias ao Minuto

16:48 - 09/12/22 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

Sob a presidência de Condé, "as forças de segurança envolveram-se em violência contra apoiantes da oposição, levando a um referendo constitucional em março de 2020 que permitiu a Condé concorrer a um terceiro mandato" e "a violência contra membros da oposição continuou durante e após as eleições presidenciais guineenses de outubro de 2020", disse o executivo norte-americano.

De acordo com o comunicado, no início de 2020, Condé, atualmente com 84 anos, ordenou aos seus ministros que criassem uma unidade policial para responder aos manifestantes com violência, que acabou sendo mortal. 

"Relatórios indicam que em 2020 o Governo prendeu e deteve arbitrariamente membros da oposição. Por volta das eleições presidenciais guineenses de outubro de 2020, as forças de segurança usaram força excessiva para dispersar os apoiadores da oposição", disse a nota.

Entre outros incidentes, as forças de segurança supostamente dispararam contra a multidão que se reuniu para comemorar o anúncio da vitória da oposição de Condé e atingiram dois menores, matando um deles, e disparam contra as costas de outro enquanto fugia. 

"Após as eleições de outubro de 2020, as forças de segurança teriam matado mais de uma dúzia de cidadãos, incluindo indivíduos mortos à queima-roupa que não representavam perigo imediato para as forças de segurança", frisou Washington.

Tendo em conta os "graves abusos dos direitos humanos relacionados ao seu mandato", os EUA congelaram os bens do ex-chefe de Estado e proibiram qualquer relação comercial com o político.

Condé manteve boas relações com os Estados Unidos até aos seus esforços para alterar a Constituição em março de 2020 para concorrer a um terceiro mandato.

Leia Também: CEDEAO vai criar força regional para combater extremismo islâmico armado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório