Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Difícil descrever". Viktor Bout já na Rússia após troca de prisioneiros

Segundo o ex-prisioneiro, muitos dos seus antigos companheiros de prisão até simpatizavam com Moscovo.

"Difícil descrever". Viktor Bout já na Rússia após troca de prisioneiros
Notícias ao Minuto

16:33 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Viktor Bout

O traficante de armas russo Viktor Bout, libertado na troca de prisioneiros da Rússia com os Estados Unidos da América (EUA), revelou, esta sexta-feira, que é "difícil descrever sentimentos" após a libertação da prisão norte-americana.

Em entrevista ao jornal estatal russo RT, o ex-prisioneiro, que já chegou ao país depois de ter 'trocado' com a basquetebolista norte-americana Brittney Griner, acusada de tráfico de droga, disse ainda que não encontrou muito sentimento 'antirrusso' durante o tempo que esteve na prisão nos EUA.

Segundo Bout, muitos dos seus antigos companheiros de prisão até simpatizavam com Moscovo.

De lembrar que a Rússia já tinha pedido a libertação de Bout várias vezes, por considerar a sentença em 2012 como “infundada e tendenciosa”.

Mas quem é o 'Mercador da Morte' Viktor Bout?

Viktor Bout é um ex-tenente-coronel do exército soviético que o Departamento de Justiça dos EUA já apontou como um dos maiores traficantes de armas do mundo. Cumpria pena de 25 anos de prisão.

Devido ao negócio internacional de tráfico de armas, e depois de conspirar para matar norte-americanos, tornou-se um dos homens mais procurados do mundo.  Foi apelidado de "Mercador da Morte" numa biografia de 2007.

A vida e história de Viktor Bout serviram de inspiração para o filme de Hollywood 'Senhor das Armas', de 2004, que tem como ator principal Nicholas Cage.

Leia Também: Traficante de armas Viktor Bout regressa à Rússia em troca de presos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório