Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Há 20 anos morria Canelo, o cão que esperou mais de uma década pelo dono

Cumprem-se esta sexta-feira 20 anos da morte de Canelo, o cão que esperou durante 12 anos à porta de um hospital em Cádis, Espanha, pelo dono.

Há 20 anos morria Canelo, o cão que esperou mais de uma década pelo dono
Notícias ao Minuto

16:28 - 09/12/22 por José Miguel Pires

Mundo Cães

O cão é o melhor amigo do Homem, já diz o conhecimento popular, mas, de quando em quando, uma história surge para relembrar os mortais que, afinal, esta é uma frase fundamentada. Esta sexta-feira, os espanhóis, mais especificamente os residentes de Cádis, no sul do país vizinho, relembram Canelo, o rafeiro que, há 20 anos, morreu em frente ao hospital onde todos os dias esperou, durante 12 anos, pelo dono.

Mal sabia o pequeno Canelo, no entanto, que o seu dono morrera no edifício, mas nem sequer 12 anos da sua ausência levaram o canídeo a perder a esperança que o voltaria a ver. A 9 de dezembro de 2002, no entanto, um trágico acidente de viação vitimou Canelo, que foi apelidado de 'Hachiko espanhol', em referência à popular história de Hachiko, o Akita japonês que aguardou pacientemente pelo regresso do seu dono, que morrera, durante nove anos.

Uma história de perseverança

Corria o ano de 1990 quando o dono de Canelo lhe disse 'espera aí' e entrou no Hospital Puerta del Mar de Cádis, no sul de Espanha, para fazer uma sessão de diálise. O homem acabaria por morrer no hospital, mas Canelo levou à letra a ordem do dono e, durante 12 anos, acostumou os transeuntes à sua presença diária. Os mesmos acabaram por 'apadrinhar' o rafeiro, dando-lhe cama e comida.

Aliás, Canelo até foi adotado em duas ocasiões, mas a sua intenção era, sem dúvida, voltar a ver o dono, pelo que acharam melhor deixá-lo na frente do hospital, onde acabaria por morrer atropelado, em 2002.

A cidade homenageou o cão e a sua lealdade, batizando uma das suas ruas com o seu nome, em 2003. "Ao Canelo, que durante 12 anos esperou na porta do hospital pelo seu falecido dono. A cidade de Cádis como homenagem à sua fidelidade", pode-se ler numa placa nessa mesma rua.

Leia Também: O dono de Vaguito era pescador e morreu. Cão passa dia a olhar para o mar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório