Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Alto quadro dos serviços de informações somali morto em atentado

Um alto quadro dos serviços de informações somali foi morto na quinta-feira num ataque do grupo fundamentalista Al-Shebab na região de Gedo, em pleno reforço das operações de segurança para conter este movimento ligado à Al-Qaida.

Alto quadro dos serviços de informações somali morto em atentado
Notícias ao Minuto

15:52 - 09/12/22 por Lusa

Mundo Somália

Fontes oficiais citadas pelo portal de notícias somali Garowe Online disseram que Abdulahi Bakal Kuke, chefe dos serviços de informações regionais, morreu devido à explosão de uma bomba na viatura em que viajava, quando circulava entre as cidades de Luuq e Dolou.

O ataque provocou ainda cinco feridos e ocorreu após Kuke ter desempenhado um papel importante na luta contra o Al-Shebab em Gedo.

Os fundamentalistas islâmicos reivindicaram a autoria do ataque, sem dar maiores detalhes.

O chefe dos serviços de inteligência da Somália, Mahad Salad, expressou suas condolências à família de Kuke, que descreveu como "um mártir", ao mesmo tempo que ordenou "uma investigação séria" sobre o ataque, conforme destacou a agência na rede social Twitter.

O Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohammud, garantiu na terça-feira que o Al-Shebab "é história" e pediu à população que "apoie as operações de libertação" conduzidas pelas forças de segurança.

Hassan Sheikh Mohammud pediu também "a reconstrução da Somália depois do Al-Shebab".

O Presidente somali prometeu em meados de novembro continuar a "guerra total" contra os fundamentalistas islâmicos, enfatizando que "regressar ao passado e a derrota não são uma opção".

A Somália aumentou nos últimos meses as ofensivas contra o Al-Shebab com o apoio de clãs e milícias locais como parte de uma série de decisões tomadas pelo Presidente, que prometeu, ao assumir o cargo, colocar a luta contra o terrorismo no centro de seus esforços para estabilizar o país.

Leia Também: Cerca de 24 mil pessoas fugiram da Somália para o Quénia em sete meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório