Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Avião com Brittney Griner já aterrou nos EUA. Eis as imagens

A basquetebolista, que estava presa por tráfico de droga na Rússia, aterrou de avião em San Antonio e, depois de se reunir com a família, vai fazer um 'check-up' médico.

Notícias ao Minuto

12:35 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brittney Griner

A estrela de basquetebol profissional dos Estados Unidos da América (EUA), Brittney Griner, chegou esta sexta-feira ao estado do Texas, no sul do país, após troca de prisioneiros entre os países. 

Griner, que estava presa por tráfico de droga, aterrou de avião em San Antonio e, depois de se reunir com a família, vai fazer um 'check-up' médico.

A troca 'real' aconteceu nos Emirados Árabes Unidos, onde Griner e Viktor Bout - prisioneiro libertado pelos EUA, como troca - se cruzaram na pista e levantaram voo de volta 'a casa'.

O presidente dos EUA, Joe Biden, que há muito tempo pressionava o governo russo para libertar Griner, anunciou oficialmente sua libertação na quinta-feira.

"Ela representa o melhor da América", disse Biden na Casa Branca, citado pelo Voice of America, referindo ainda que que Griner estava de volta aos Estados Unidos em 24 horas.

Segundo Biden, que tinha conversado com Griner após a sua libertação, citado pela Voice of America, "depois de meses detida injustamente na Rússia, mantida sob circunstâncias intoleráveis, em breve estará de volta aos braços dos seus entes queridos, onde deveria ter estado o tempo todo".

A caminho dos EUA, a basquetebolista norte-americana foi filmada num avião e disse estar "feliz".

A basquetebolista, bicampeã mundial e olímpica pelos Estados Unidos, foi presa em fevereiro no aeroporto Sheremétevo, em Moscovo, depois de funcionários da alfândega terem encontraram óleo de canábis entre a sua bagagem.

"Pretendo declarar-me culpada de todas as acusações", disse Griner em julho durante o julgamento que decorreu na Rússia, assinalando que "não tinha intenção de violar as leis russas" e explicando que a situação foi motivada por descuido e pressa no momento de preparar as malas para sair do país. A condenação, em agosto, foi de nove anos de prisão.

Leia Também: Brittney Griner a caminho de solo norte-americano. "Estou feliz"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório