Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cidadãos gregos de etnia cigana protestam contra violência policial

Centenas de cidadãos gregos de etnia cigana concentraram-se hoje frente aos tribunais de Salónica, norte da Grécia, em mais um protesto contra a violência policial exercida sobre um jovem da comunidade romani atingido por uma bala na cabeça.

Notícias ao Minuto

12:33 - 09/12/22 por Lusa

Mundo Grécia

O jovem de 16 anos de idade encontra-se em estado considerado muito grave.

Na semana passada, o jovem que abandonou uma estação de abastecimento na região de Salónica sem pagar 20 euros de gasolina, foi perseguido por quatro agentes da polícia que se encontravam no local a tomar café.

Um dos agentes efetuou vários disparos contra a furgoneta conduzida pelo jovem, que foi atingido por uma bala na cabeça. 

Desde segunda-feira passada que está em estado considerado crítico, desencadeando protestos diários da comunidade de etnia cigana em Salónica e nos arredores de Atenas.

Na capital grega, vários automóveis, contentores de lixo e pneus amontoados foram incendiados durante os protestos. 

"Não foi a gasolina, não foi o dinheiro, os polícia dispararam porque era cigano", lia-se num cartaz que os manifestantes empunhavam frente ao edifício de um tribunal de Salónica, hoje de manhã. 

Alguns manifestantes queimaram notas, referindo que o dinheiro não tem nenhum valor face à importância da vida. 

A indignação contra a atitude da polícia, considerada desproporcionada em relação ao delito, extravasou além da comunidade dos cidadãos de etnia cigana. 

O agente de 34 anos, autor dos disparos, foi detido e acusado de tentativa de homicídio com "possível dolo" e uso indevido da arma de serviço.

Nas primeiras declarações que prestou, o agente da polícia disse que atuou para se defender a si próprio e aos restantes agentes acrescentando que apontou a arma "o mais baixo possível e nunca na direção do condutor ou do passageiro".  

O agente disse ainda que como perseguiu de moto o veículo em fuga - empunhando a arma com uma mão e segurando o guiador do motociclo com a outra - não controlou a irregularidade do piso, o que fez com que a bala atingisse o jovem na cabeça. 

Leia Também: Grécia critica "repetidas ameaças de guerra" da Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório