Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Chuva, vento e agitação marítima. Sete regiões espanholas em alerta

Em Andaluzia, que está em alerta laranja. Espera-se que a água chegue aos 30 litros por metro quadrado numa hora e há a previsão de rajadas de 70 quilómetros por hora.

Chuva, vento e agitação marítima. Sete regiões espanholas em alerta
Notícias ao Minuto

10:20 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

As chuvas e ventos fortes que se fazem sentir em grande parte de Espanha deixaram sete comunidades em alerta para agitação marítima e tempestades. Em Andaluzia, que está em alerta laranja, espera-se que a água chegue aos 30 litros por metro quadrado numa hora e há a previsão de rajadas de 70 quilómetros por hora.

Nesta região, segundo a notícia avançada pela EFE, as chuvas serão abundantes e generalizadas em toda a comunidade, mas com especial atenção nas províncias de Málaga e Cádis.

No Sol e Guadalhorce (Málaga) e na zona de Axarquia, na mesma província, espera-se que a água chegue aos 30 litros por metro quadrado numa hora.

Para além de Andaluzia, as comunidades de Baleares, Castela e Leão, Estremadura, Galiza, Múrcia, Valência e a cidade autónoma de Ceuta correm também riscos climáticos, embora em alerta amarelo, ligeiramente menos grave que Andaluzia.

Na província de Cádiz, em Grazalema, e na área do Estreito de Gibraltar, a precipitação prevê-se que acumule entre 80 e 90 litros por metro quadrado em 12 horas.

A linha costeira de Cádiz está também sob um aviso de tempestade, com previsão de rajadas de 62 a 74 km por hora e ondas de 5 a 6 metros.

Nas Ilhas Baleares, as águas a sul de Formentera esperam ondas até 3 metros.

Entretanto, em Castilla y León, a área a sul de Ávila está em alerta amarelo com previsão de chuva que pode chegar aos 15 litros por metro quadrado numa hora, e até 40 litros por metro quadrado em 12 horas.

Na comunidade da Estremadura, no norte de Cáceres, a chuva pode acumular em 12 horas até 40 litros por metro quadrado.

A Galiza mantém a linha costeira das províncias da Corunha e Lugo em alerta devido à previsão de rajadas de vento de 50 a 61 km por hora.

Sob o mesmo alerta está a costa de Alicante, na Comunidade Valenciana, onde se prevê vento forte de 45 a 55 km por hora e ondas de 2 a 3 metros.

Leia Também: Homicídios resolvidos em Alicante. 'Serial killer' foi detido na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório