Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Mais de 150 rohingya resgatados no mar de Andamão

Mais de 150 rohingya foram resgatados no mar de Andamão, ao largo da costa da Tailândia, anunciou hoje o exército de Myanmar, acusado de perseguir esta minoria muçulmada, forçada a fugir do seu país.

Mais de 150 rohingya resgatados no mar de Andamão
Notícias ao Minuto

14:06 - 08/12/22 por Lusa

Mundo Tailândia

O barco alagado e que se encontrava à deriva transportava 106 homens e 46 mulheres, tendo sido localizado por uma plataforma de petróleo na quarta-feira, não muito longe da Tailândia, afirmou o exército.

A plataforma de petróleo, parcialmente administrada pela Myanmar Oil and Gas Enterprise (MOGE) que está sob o controlo da junta militar que está no poder no Myanmar (antiga Birmânia), enviou dois barcos de resgate na noite de quarta-feira, refere o comunicado dos militares.

O exército tinha afirmado anteriormente que os rohingya resgatados terão estado num campo de refugiados no Bangladesh e procuravam chegar à Indonésia, de maioria muçulmana.

Todos os anos, centenas de pessoas rohingya realizam viagens marítimas de vários meses para outros estados do Sudeste Asiático, arriscando as suas vidas.

A Malásia, um país relativamente rico, costuma ser o destino preferido, mas alguns optam também pela Indonésia.

Cerca de 750 mil rohingya fugiram em 2017 da repressão militar no Myanmar (acusada de "genocídio" pelos Estados Unidos), procurando asilo no país vizinho do Bangladesh, onde já havia mais de 100 mil refugiados.

No início deste mês, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou para o "aumento dramático" de pessoas, maioritariamente Rohingya, a tentar travessias do mar de Andamão, com quase 2.000 a tentar fugir este ano de Myanmar e Bangladesh.

O ACNUR alertou que estas viagens "estão a expor as pessoas a sérios riscos e consequências fatais", sublinhando que foi reportado que só este ano já 119 pessoas morreram ou desapareceram na travessia.

Leia Também: Atentado no sul da Tailândia faz pelo menos três mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório