Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Três palestinianos mortos por forças israelitas na Cisjordânia

Três palestinianos foram mortos hoje pelas forças israelitas em confrontos durante uma operação do exército na Cisjordânia ocupada, anunciou o ministério da Saúde palestiniano.

Três palestinianos mortos por forças israelitas na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

07:50 - 08/12/22 por Lusa

Mundo Cisjordânia

Por sua vez, o exército israelita disse que as suas tropas abriram fogo após terem sido alvo de disparos durante uma operação de detenção na cidade de Jenin, no norte da Cisjordânia.

Jenin e o campo de refugiados adjacente são um reduto de militantes palestinos, no qual Israel tem intensificou as operações nos últimos meses.

De acordo com a agência oficial palestiniana Wafa, a operação levou ao eclodir de "confrontos e escaramuças violentas" entre moradores de Jenin e as forças israelitas.

O Ministério da Saúde palestiniano identificou as três vítimas como Atta Shalabi, de 46 anos, Tarek al-Damj, 29, e Sedki Zakarneh, 29. Não ficou imediatamente claro se eram membros de um grupo militante.

Fotos antigas que circulam nas redes sociais mostram dois dos três palestinianos mortos a posar com espingardas. A imprensa palestina também partilhou imagens de uma ambulância atingida por tiros israelitas em Jenin.

Fações palestinas na cidade convocaram uma greve geral para lamentar os mortos e mostrar solidariedade para com as famílias.

Na quarta-feira, uma outra operação do exército israelita, contra supostos membros da Frente Popular de Libertação da Palestina (PFLP), uma organização considerada "terrorista" por Israel, Estados Unidos e União Europeia, tinha causado um morto, também na Cisjordânia.

O Clube dos Prisioneiros Palestinianos, uma organização civil de defesa dos detidos palestinianos presos em Israel, adiantou que a vítima mortal foi Omar Manaa, de 22 anos.

"Um cidadão foi baleado e morto no campo de refugiados Dheisheh em Belém", no sul da Cisjordânia, disse na altura o ministério da Saúde palestiniano, adiantando que foram registados seis feridos.

Pelo menos 149 palestinianos e 26 israelitas foram mortos desde o início do ano na Cisjordânia, Israel e Jerusalém.

Segundo o Ministério da Saúde palestiniano, as incursões acontecem num contexto de alta tensão em Israel e na Cisjordânia, onde está ocorrer o ano mais violento desde 2006, com 160 palestinianos mortos em violentos confrontos, e do lado israelita, foram contabilizados 29 mortos, 21 dos quais civis.

As autoridades israelitas dizem ter detido cerca de 3.000 "suspeitos de terrorismo" palestinianos, frustrado mais de 500 ataques e apreendido cerca de 250 armas este ano.

Israel tomou o controlo da Cisjordânia na Guerra dos Seis Dias em 1967 e desde então mantém sobre o território uma das ocupações militares mais longas da história recente.

Na semana passada, o enviado das Nações Unidas para a paz no Médio Oriente, Tor Wennesland, tinha alertado que a situação na Cisjordânia estava "a atingir um ponto de ebulição".

Leia Também: Al Jazeera apresenta queixa contra Israel pela morte de jornalista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório