Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
10º
MIN 4º MÁX 12º

Câmara dos Representantes anuncia investigação a Alexandria Ocasio-Cortez

Uma comissão da Câmara dos Representantes dos EUA, com a função de controlar a conduta ética dos congressistas, anunciou na quarta-feira que está a investigar a eleita democrata Alexandria Ocasio-Cortez.

Câmara dos Representantes anuncia investigação a Alexandria Ocasio-Cortez
Notícias ao Minuto

07:07 - 08/12/22 por Lusa

Mundo Ocasio-Cortez

A Comissão de Ética da Câmara dos Representantes não adiantou a razão da investigação incidente sobre a congressista eleita por uma circunscrição nova-iorquina desde 2019, que se tornou um símbolo da ala esquerda dos democratas.  

Em comunicado, a comissão explicou que uma entidade independente designada Serviço de Ética do Congresso (OCE, na sigla em Inglês) remeteu-lhe em junho as suas investigações sobre Ocasio-Cortez.

A comissão anunciou na quarta-feira que ia estender o alcance da investigação, para o que teve de revelar a existência da mesma.

O início de um processo destes não significa de forma alguma que Ocasio-Cortez tenha violado qualquer norma, acentuou a comissão, no seu texto.

Mais informou que qualquer ação vai ficar adiada até à tomada de posse, em janeiro, dos congressistas eleitos ou reeleitos nas eleições legislativas intercalares de novembro último.

Nestas eleições, os republicanos ganharam a maioria da Câmara dos Representantes, o que pode implicar que a investigação ganhe tons partidários, uma vez que a ala ultra-direitista dos republicanos tem uma aversão muito forte por Ocasio-Cortez, também conhecida pelas suas iniciais, AOC.

Uma porta-voz da congressista disse a meios locais que Ocasio-Cortez sempre levou as regras "incrivelmente a sério" e recordou que sempre recusou donativos de empresas e grupos de interesse para as suas campanhas.

"Estamos seguros que este assunto vai ser encerrado", acrescentou.

A comissão que anunciou hoje a investigação é controlada pelos democratas, o que levantou muitas questões sobre a razão da investigação a Ocasio-Cortez.

Leia Também: Republicana acusa AOC de 'fingir detenção'. Democrata respondeu

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório