Meteorologia

  • 01 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

Relâmpagos mataram 907 na Índia (só) no espaço de um ano

O número de relâmpagos no país aumentou mais de 111 vezes só no último ano.

Relâmpagos mataram 907 na Índia (só) no espaço de um ano
Notícias ao Minuto

23:56 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

A Índia registou, ao longo do último ano, um grande crescimento de eventos climatéricos extremos, tais como ondas de calor e relâmpagos, reporta a Reuters. Tudo isso fez com que as mortes associadas a essas ocorrências atingissem o nível mais alto dos últimos três anos, segundo dados governamentais.

Só este último ano, registaram-se oito vezes mais ondas de calor (27 no total), ao passo que o número de relâmpagos aumentou mais de 111 vezes, resultando na morte de 907 pessoas, segundo a informação avançada pelo Ministério das Ciências da Terra num relatório endereçado ao Parlamento.

Já as trovoadas aumentaram mais de cinco vezes, alcançando as 240. Os especialistas, por sua vez, atribuem a culpa por estas ocorrências às alterações climáticas - num século em que as temperaturas registadas durante a época das monções na Índia têm vindo constantemente a subir.

As 2.183 mortes contabilizadas ao longo deste ano (até ao mês passado) devido a fenómenos climáticos desta natureza apresentam-se com a quantia mais elevada desde 2019 (3.017 óbitos). Relâmpagos, inundações e chuvas fortes viriam a apresentar-se como os responsáveis por 78% das fatalidades de 2022, de acordo com os dados acedidos pela Reuters.

Recorde-se que no Paquistão, país vizinho da Índia, mais de 1.500 pessoas perderam a vida e alguns milhões foram impactados pelas devastadoras cheias que assolaram o país e que causaram uma profunda destruição.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 166.000 pessoas morreram devido a ondas de calor a nível mundial entre 1998 e 2017. A mesma entidade prevê que, entre 2030 e 2050, as alterações climáticas sejam responsáveis por outros 250.000 óbitos anuais por motivos como desnutrição, malária, diarreia e stress térmico.

Leia Também: EUA. Madrugada em Urbana com "ventos, chuva e perigosos relâmpagos"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório