Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Detido em Espanha 'El Matador', procurado há mais de 10 anos pela polícia

Foram também apreendidos mais de 2.600 quilogramas de droga e "um arsenal de armas de guerra".

Detido em Espanha 'El Matador', procurado há mais de 10 anos pela polícia
Notícias ao Minuto

11:04 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Polícia Nacional

A Polícia Nacional espanhola desmantelou uma “perigosa” rede de tráfico de droga mundial. Em comunicado, divulgado esta quarta-feira, a autoridade referiu que foram detidas 19 pessoas, entre as quais o “histórico traficante de droga” conhecido como ‘El Matador’, alvo das autoridades espanholas e colombianas há mais de 10 anos.

Foram também apreendidos mais de 2.600 quilogramas de droga e “um arsenal de armas de guerra”. Da droga apreendida, dois mil quilogramas “foram interceptados em águas internacionais nas Caraíbas quando estavam a ser transportados de barco da América do Sul para distribuição em território espanhol”. Já os restantes 600 quilogramas estavam escondidos num armazém industrial em Siero, na província das Astúrias.

A investigação teve início em janeiro de 2021, após as autoridades espanholas tomarem conhecimento da existência de uma rede de tráfico, composta por membros de vários países sul-americanos e que operava sobretudo na Colômbia, que “estava a tentar introduzir uma quantidade significativa de cocaína em Espanha”.

Após os membros da rede terem sido identificados, foi possível apurar que os mesmos tinham viajado para a capital espanhola, Madrid, “para se encontrarem com um conhecido traficante galego, responsável pela distribuição da droga” no país. Nesta reunião, ficou planeado o envio de duas toneladas de cocaína até ao final de julho de 2022, que acabaria por ser interceptado nas Caraíbas e levado à detenção de cinco pessoas.

Mais tarde, as autoridades localizaram um armazém, onde foram escondidos mais 600 quilogramas. Apurou-se ainda que o traficante galego - ‘El Matador’ - havia viajado para aquele local, usando a mulher para fingir uma viagem de família e escapar à atenção da polícia. Com eles, estava também um suspeito mexicano, que se encarregava de assegurar que o acordo era cumprido e atuava também como segurança. Os três foram detidos, juntamente com outros membros da organização.

No mesmo armazém, foi apreendido um “arsenal de armas de guerra”, composto por espingardas, granadas, explosivos, foguetes, silenciadores, armas e cartuchos de vários calibres. “Estas armas, juntamente com outras apreendidas na casa do traficante espanhol na Galiza, mostram a extensão e o nível da organização que foi agora desmantelada”, frisou a Polícia Nacional.

Leia Também: Vírus afeta bovinos em Espanha e restrições abrangem Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório