Uma linha de apoio 24 horas com o objetivo de amenizar o trauma das vítimas de violação e abusos sexuais foi lançada esta quarta-feira em Inglaterra e no País de Gales.
A linha, financiada pelo governo, e administrada pela instituição de caridade 'Rape Crisis England and Wales', vai funcionar durante sete dias por semana.
"Este é o serviço que eu precisava", disse Emily Hunt, citada pela BBC News, que ainda não tinha consigo apoio depois de ter sido violada.
Segundo o ministro da Justiça britânico, o serviço vai custar 6,4 milhões de libras (mais de 7 milhões de euros) nos próximos três anos, e vai empregar 24 psicólogos especializados, que vão ouvir e encaminhar as pessoas para serviços locais, se necessário.
“Garantir que as vítimas de violação e abuso sexual tenham apoio sempre que precisarem não é apenas a decisão certa a tomar, mas também vai ajudar a levar mais violadores à justiça”, referiu Dominic Raab.
A linha de apoio chega após de ter sido anunciado o número de violações registadas pelas autoridades de Inglaterra e País de Gales, que atingiu um novo máximo, com mais de 60 mil casos registados em 2021. As violações constituíram 37% do total de abusos sexuais registados pela polícia.
Leia Também: Finanças para Todos. Linha de apoio do programa já está a funcionar