Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Travado plano para invadir parlamento alemão. Há 25 detidos

Entre os detidos estão membros de extrema-direita, que planeavam invadir o parlamento alemão, o Reichstag, e tomar o poder.

Travado plano para invadir parlamento alemão. Há 25 detidos
Notícias ao Minuto

08:18 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Alemanha

Vinte e cinco pessoas foram detidas esta quarta-feira na Alemanha sob suspeita de conspirar para derrubar o governo. De acordo com as autoridades, foi desmantelada uma célula de um grupo de extrema-direita.

Entre os detidos estão membros de extrema-direita que planeavam invadir o parlamento alemão, o Reichstag, e tomar o poder.

A Procuradoria-geral da Alemanha, citada pela BBC News, referiu que cerca de três mil agentes fizeram buscas em 130 locais em 11 dos 16 estados da Alemanha contra militantes do movimento extremista 'Reich Citizens'.

Entre os detidos estão dois líderes. Heinrich XIII PR e Rüdiger v. P., são acusados ​​de fundar no ano passado uma “organização terrorista com o objetivo de derrubar a ordem estatal existente na Alemanha e substituí-la por sua própria forma de estado, que já estava em vias de ser fundada".

Segundo a procuradoria,  22 alemães foram detidos sob suspeita de "filiação numa organização terrorista". Três outras pessoas, incluindo um russo, são suspeitas de apoiar a organização.

Uma pessoa foi detida na cidade austríaca de Kitzbuehel e outra na cidade italiana de Perugia, referiu ainda o comunicado.

De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, as buscas incluíram o quartel da KSK, a unidade de forças especiais da Alemanha, na cidade de Calw, no sudoeste do país.

O grupo, que rejeita a Constituição implementada depois da Segunda Guerra Mundial e apela ao derrube do governo, terá sido formado em 2021.

Leia Também: Alemanha espera 1,2 milhões de migrantes até ao final do ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório