Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

EUA arquiva processo contra príncipe saudita sobre morte de jornalista

Em causa está a concessão de imunidade pelo presidente norte-americano, Joe Biden.

EUA arquiva processo contra príncipe saudita sobre morte de jornalista
Notícias ao Minuto

08:43 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Jamal Khashoggi

Um juiz federal de Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), anunciou, na terça-feira, que arquivou um processo civil sobre o assassinato Jamal Khashoggi, interposto pela noiva do jornalista contra o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Em causa está a concessão de imunidade pelo presidente norte-americano, Joe Biden.

Sublinhe-se que o príncipe foi nomeado primeiro-ministro saudita, em setembro, por decreto real. Já em novembro, segundo um documento apresentado ao Tribunal Distrital de Columbia pela administração de Biden, “os Estados Unidos informaram respeitosamente o tribunal que o réu Mohammed bin Salman, primeiro-ministro do Reino da Arábia Saudita, é o chefe de governo em exercício e, por isso, imunidade neste processo”.

Segundo a agência de notícias Reuters, o juiz distrital dos EUA John Bates mostrou-se “relutante em desistir do processo, mas não teve escolha”. Bates manifestou ainda “inquietações” relativas às “circunstâncias da nomeação” de Mohammed bin Salman enquanto primeiro-ministro e às “alegações credíveis do seu envolvimento na morte de Khashoggi”.

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, inicialmente próximo da casa real Saudita e mais tarde crítico da monarquia de Riade, foi assassinado a 2 de outubro de 2018 por agentes sauditas no consulado do seu país em Istambul. 

Segundo um relatório dos serviços secretos dos Estados Unidos da América, onde o jornalista de 59 anos estava a residir, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita aprovou o seu assassínio.

Leia Também: Tribunal dos EUA decreta imunidade a Mohamed Bin Salman no caso Kashoggi

Recomendados para si

;
Campo obrigatório